Desenvolvimento Regional
Tiago Botelho e Enio Verri articulam criação da Escola da Agricultura Familiar e da Agroecologia em MS
Parceria entre SPU/MS e Itaipu Binacional prevê uso de áreas da União para projetos de capacitação e inclusão produtiva
03/11/2025
22:00
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O superintendente do Patrimônio da União em Mato Grosso do Sul (SPU/MS), Tiago Resende Botelho, reuniu-se nesta segunda-feira (3) com o diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Enio José Verri, na sede da empresa, em Foz do Iguaçu (PR). O encontro tratou de uma agenda de investimentos e parcerias estratégicas voltadas ao desenvolvimento sustentável e social do estado.
Entre os projetos já em andamento, destacam-se a perfuração de poços e construção de casas de reza em aldeias indígenas, a edificação da Casa da Mulher Brasileira em Ponta Porã, investimentos em universidades e institutos federais, incentivos à agricultura familiar e capacitação de servidores municipais por meio de cursos de pós-graduação oferecidos em parceria com a Assomasul.
O principal avanço da reunião foi a proposta de criação da Escola da Agricultura Familiar e da Agroecologia, que será implantada em áreas urbanas pertencentes à União em Mato Grosso do Sul. O projeto tem como foco promover educação gratuita, sustentável e inclusiva, voltada a trabalhadores rurais sem terra, com práticas de produção agroecológica, gestão ambiental e integração com universidades e institutos federais.
“A Escola da Agricultura Familiar e da Agroecologia será um espaço de formação prática para acampados e trabalhadores sem terra vinculados aos movimentos sociais. Vamos reservar, em cinco cidades do estado, quarteirões inteiros para implantação dessas escolas, com cursos rápidos, práticos e gratuitos aos fins de semana”, explicou Tiago Botelho.
O superintendente destacou ainda que as escolas também terão função social e educativa, abrindo espaço para visitação pública e comercialização de produtos agroecológicos.
“Queremos aproximar o campo da cidade e mostrar que o trabalhador sem terra, quando tem oportunidade, produz e transforma a realidade”, completou.
O diretor-geral Enio Verri reafirmou o compromisso da Itaipu Binacional com o desenvolvimento humano e regional, destacando que os investimentos no Mato Grosso do Sul têm alcançado patamares históricos sob o governo Lula.
“A Itaipu segue avançando no compromisso de transformar a energia que produz em desenvolvimento social. O projeto da Escola da Agricultura Familiar e da Agroecologia, que valoriza homens e mulheres que acreditam na reforma agrária, terá total apoio da Itaipu, em parceria com a SPU, universidades e institutos federais”, afirmou Verri.
A SPU/MS tem intensificado o diálogo com municípios, movimentos sociais e universidades para dar celeridade a projetos que unam uso social de terras da União e geração de oportunidades sustentáveis.
“Nosso objetivo é abrir as portas da SPU para parcerias que melhorem a qualidade de vida dos sul-mato-grossenses. Queremos transformar ideias em entregas concretas”, destacou Botelho.
Nos próximos meses, deverão ser formalizados convênios entre as instituições de ensino, a SPU/MS e a Itaipu Binacional, consolidando a integração entre o Governo Federal e as demandas regionais de Mato Grosso do Sul, especialmente no interior do estado, em prol de um desenvolvimento com justiça social e sustentabilidade.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
CPI do Crime Organizado chama dois ministros e 11 governadores
Leia Mais
Lia Nogueira solicita computadores para escola e reforça compromisso com a inclusão digital
Leia Mais
Sebrae leva capacitações e mutirão de atendimento ao Renova Centro neste sábado em Campo Grande
Leia Mais
Rodolfo Nogueira aprova convocação de Lewandowski para explicar ausência da PF na Operação Contenção
Municípios