Meio Ambiente / Desenvolvimento Sustentável
Riedel e Tarcísio firmam acordo de cooperação ambiental entre Mato Grosso do Sul e São Paulo
Parceria busca integrar ações para combate a incêndios, restauração ecológica e infraestrutura de baixo carbono
04/11/2025
11:50
DA REDAÇÃO
Riedel assina carta de intenções, junto com Tarcísio e Verruck, acompanhados por autoridades de SP
Os governadores Eduardo Riedel (PSDB), de Mato Grosso do Sul, e Tarcísio de Freitas (Republicanos), de São Paulo, assinaram nesta terça-feira (4), durante o Summit Agenda SP+Verde, em São Paulo, uma carta de intenções de cooperação na área ambiental, com foco em desenvolvimento sustentável e economia verde.
O encontro reuniu gestores públicos, empresários e especialistas em sustentabilidade, como parte da agenda pré-COP 30, que será realizada em Belém (PA) em 2025. O objetivo do acordo é integrar políticas públicas entre os dois estados nas áreas de meio ambiente, logística e infraestrutura, buscando soluções conjuntas para enfrentar as mudanças climáticas e promover o uso sustentável dos recursos naturais.
De acordo com o documento assinado pelos governadores e pelo secretário sul-mato-grossense Jaime Verruck (Semadesc), as ações estarão concentradas em cinco eixos prioritários:
Prevenção e combate a incêndios florestais – com colaboração entre equipes de Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e órgãos ambientais, priorizando o monitoramento e capacitação técnica conjunta.
Restauração ecológica e corredores de biodiversidade – com foco na bacia do rio Paraná, que forma a divisa entre os dois estados.
Infraestrutura e integração logística de baixo carbono – buscando alternativas sustentáveis para transporte e escoamento da produção.
Governança e intercâmbio de conhecimento técnico – promovendo o compartilhamento de dados e metodologias de gestão ambiental.
Desenvolvimento sustentável regional – priorizando projetos com baixo impacto ambiental e comprometimento com a neutralização de emissões.
Durante sua fala, Riedel destacou as ações de Mato Grosso do Sul voltadas à transição para uma economia de baixo carbono, incluindo a meta de neutralizar as emissões até 2030 e o fortalecimento do PSA (Pagamento por Serviços Ambientais) no Pantanal.
“Temos trabalhado para atrair investimentos sustentáveis, reduzir o desmatamento e integrar o desenvolvimento econômico com responsabilidade ambiental. Esse acordo amplia nossa capacidade de cooperação e fortalece o compromisso dos estados com o futuro verde do Brasil”, afirmou o governador.
Já Tarcísio de Freitas destacou o alinhamento entre os estados e elogiou a gestão de Riedel.
“Sou fã do Riedel. A gente fica muito entusiasmado com toda a parceria que vai se consolidar entre São Paulo e Mato Grosso do Sul nessa agenda climática”, afirmou.
O paulista também citou o transporte hidroviário no trecho Tietê-Paraná, ressaltando a importância da parceria no setor.
“Temos muito a celebrar no transporte hidroviário, e vamos ser parceiros, Riedel. O pessoal lá em Bataguassu vai usar a hidrovia Tietê-Paraná até Pederneiras”, disse, em referência à instalação da sexta fábrica de celulose do estado, da Bracell, atualmente em fase de licenciamento ambiental.
Riedel lembrou ainda o avanço de grandes projetos industriais sustentáveis, como o da Arauco em Inocência, que empregará até 12 mil trabalhadores durante as obras. O governador também destacou a importância de diversificar modais de transporte, mencionando os rios Paraguai e Paraná como “os dois Mississipis do Brasil”, em alusão ao potencial hidroviário para escoamento da produção.
“Estamos construindo um modelo de desenvolvimento que une eficiência logística, conservação ambiental e valorização dos nossos recursos hídricos”, afirmou.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
CPI do Crime Organizado chama dois ministros e 11 governadores
Leia Mais
Lia Nogueira solicita computadores para escola e reforça compromisso com a inclusão digital
Leia Mais
Sebrae leva capacitações e mutirão de atendimento ao Renova Centro neste sábado em Campo Grande
Leia Mais
Rodolfo Nogueira aprova convocação de Lewandowski para explicar ausência da PF na Operação Contenção
Municípios