Cultura / Educação
Projeto leva imersão em música erudita a alunos da Escola Irene Szukala, no Jardim das Hortências
Iniciativa do grupo Opus Vivare promove experiência sensorial e inclusiva com apoio da Política Nacional Aldir Blanc
04/11/2025
10:15
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O projeto “Música Erudita nas Escolas e Universidades” realiza nesta terça-feira (4 de novembro), às 9h30, mais uma etapa de sua circulação em Campo Grande, com um concerto especial na Escola Municipal Irene Szukala, localizada na Rua Iemanjá, s/n, no Jardim das Hortências, região sul da Capital.
A ação, que faz parte de uma série de apresentações educativas, promete proporcionar a cerca de 330 alunos uma experiência sensorial, interativa e inclusiva, aproximando crianças e adolescentes do universo da música erudita em um formato leve e acessível.
Com 1.975 alunos matriculados do Ensino Infantil ao 9º ano, a Escola Irene Szukala recebe pela primeira vez um concerto do projeto. A vinda da iniciativa foi resultado de um gesto espontâneo da diretora adjunta, Marilene de Araújo, que conheceu a proposta pelas redes sociais e entrou em contato com o grupo.
“Sim, foi um pedido meu. Vi a divulgação do projeto nas redes sociais e entrei em contato com o Evandro para saber como poderíamos trazer o concerto à nossa escola. Temos professores de arte com formação em música e acreditamos no poder transformador da arte — especialmente da música, que nos humaniza”, afirmou Marilene.
A diretora acrescenta que a expectativa entre os estudantes é grande.
“Estamos ansiosos porque foi mais de um ano de espera. Agora, vendo o projeto acontecer em outras escolas, não vemos a hora de vivenciar esse momento aqui também”, completa.
A apresentação integra a atual temporada do grupo Opus Vivare, formado por Evandro Dotto (violão), Bianca Danzi (soprano) e Gabriel Almeida (violino). Desde 2023, o trio tem levado a música clássica a escolas, universidades e lares de idosos, democratizando o acesso à cultura por meio de concertos didáticos e imersivos.
“No início, nós íamos atrás das escolas e universidades para apresentar a proposta. Agora, estamos recebendo convites de educadores que querem viver essa experiência com seus alunos. Isso mostra que o projeto atingiu um novo estágio, em que a música erudita começa a ser reconhecida como uma ferramenta pedagógica e transformadora dentro das escolas”, destacou Evandro Dotto, idealizador do projeto.
Criado há dois anos, o “Música Erudita nas Escolas e Universidades” já percorreu nove municípios e realizou mais de 20 apresentações, alcançando mais de 2 mil pessoas em Mato Grosso do Sul. O projeto é realizado com investimento da PNAB – Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, do Ministério da Cultura (MinC) e do Governo Federal, por meio de edital via Fundac e Prefeitura de Campo Grande, com apoio da Semed – Secretaria Municipal de Educação.
A circulação deste ano será encerrada no dia 25 de novembro, com um concerto na Escola Municipal Isauro Bento Nogueira, no Distrito de Anhanduí.
Música Erudita nas Escolas e Universidades – Grupo Opus Vivare
Local: Escola Municipal Irene Szukala – Rua Iemanjá, s/n, Jardim das Hortências, Campo Grande (MS)
Data: Terça-feira, 4 de novembro de 2025
Horário: A partir das 9h30
Entrada gratuita | Intérprete de Libras presente
Mais informações: @eviolaodotto | @opusvivare
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
CPI do Crime Organizado chama dois ministros e 11 governadores
Leia Mais
Lia Nogueira solicita computadores para escola e reforça compromisso com a inclusão digital
Leia Mais
Sebrae leva capacitações e mutirão de atendimento ao Renova Centro neste sábado em Campo Grande
Leia Mais
Rodolfo Nogueira aprova convocação de Lewandowski para explicar ausência da PF na Operação Contenção
Municípios