JUCEMS
Governo de MS lança serviço que permite a abertura de empresas pelo WhatsApp
Plataforma "MS Agiliza Empresa no Zap" visa facilitar o empreendedorismo e modernizar processos no Estado
18/09/2024
20:05
CGN
DA REDAÇÃO
Empresário utiliza plataforma lançada nesta quarta-feira (18), pela Jucems. (Foto: Juliano Almeida)
O Governo de Mato Grosso do Sul anunciou uma inovação que promete transformar a forma como empresários abrem seus negócios no Estado. Agora, é possível abrir uma empresa diretamente pelo WhatsApp, por meio do serviço batizado de “MS Agiliza Empresa no Zap”. O lançamento aconteceu nesta quarta-feira (18), durante o 1º Seminário de Registro Empresarial, em Campo Grande.
A nova plataforma visa desburocratizar o processo de constituição de novos negócios e incentivar o empreendedorismo local, oferecendo uma forma mais rápida e acessível de abrir uma empresa. Para utilizar o serviço, os empreendedores precisam salvar o número (67) 3321-2393 no celular e iniciar uma conversa com o robô. Durante o atendimento, são solicitados os dados pessoais necessários para confirmar a abertura da empresa, e ao final, o usuário recebe um protocolo que dá início ao processo de formalização.
A tecnologia foi desenvolvida pelo Projeto Redesim Conectada, inicialmente implementada pela Junta Comercial do Ceará e agora expandida para nove unidades federativas, incluindo Mato Grosso do Sul, Acre, Amazonas, Amapá, Distrito Federal, Mato Grosso, Roraima e Rio Grande do Sul.
O secretário de Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Inovação, Jaime Verruck, destacou a importância dessa inovação para o desenvolvimento econômico do Estado. "A Junta Comercial de Mato Grosso do Sul tem sido pioneira e serviu de modelo em várias iniciativas de modernização. Essa dinâmica crescente na abertura de empresas é reflexo direto dos investimentos que temos feito para simplificar os processos empresariais", afirmou Verruck.
Além de acelerar o processo de abertura de empresas, o serviço também acompanha o crescimento econômico de Mato Grosso do Sul, impulsionado pela chegada de grandes empreendimentos. Segundo Verruck, isso está diretamente ligado à necessidade de fornecedores locais e prestadores de serviços, que acabam movimentando o setor de pequenos e médios negócios.
Dados da Junta Comercial de Mato Grosso do Sul revelam que, em média, uma empresa é aberta a cada hora no Estado. O tempo médio para a conclusão do processo, mesmo em casos onde o registro não é automático, tem sido de 4 horas e 15 minutos, uma conquista significativa no que diz respeito à desburocratização.
Em agosto de 2024, foram abertas 913 novas empresas em Mato Grosso do Sul. O setor de serviços liderou o número de registros, com 637 novas instituições, seguido pelo comércio, com 221 estabelecimentos, e a indústria, com 55 novos negócios. No acumulado do ano, o Estado já contabiliza 7.706 novos empreendimentos, refletindo um ambiente favorável ao empreendedorismo e à criação de novas oportunidades.
O serviço via WhatsApp oferece não apenas rapidez, mas também comodidade para quem deseja empreender. Através do uso de inteligência artificial e da integração com outros sistemas de registro, a plataforma facilita o acesso a todos os documentos necessários para formalizar um negócio, minimizando a burocracia e o tempo gasto com trâmites administrativos.
Com essa inovação, Mato Grosso do Sul se destaca entre os estados que buscam modernizar e incentivar o crescimento empresarial. Para os empreendedores que buscam registrar seus negócios, o serviço "MS Agiliza Empresa no Zap" promete ser uma ferramenta útil e eficiente, alinhada com o cenário de crescimento econômico do Estado.
Com esse lançamento, o Governo de MS reafirma seu compromisso em facilitar o acesso ao empreendedorismo, reduzindo barreiras e criando oportunidades para que mais pessoas possam formalizar seus negócios de maneira rápida e eficiente.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Veja os números sorteados na Dupla Sena, Mais Milionária, Super Sete e outras nesta quarta (7)
Leia Mais
Empresa é alvo de ação judicial por crime ambiental em Itaporã após denúncia de Lia Nogueira
Leia Mais
Moraes marca para 19 de maio depoimentos de testemunhas do núcleo de Bolsonaro na trama golpista
Leia Mais
Eleitores têm até 19 de maio para regularizar título e evitar cancelamento
Municípios