Campo Grande (MS), Terça-feira, 10 de Fevereiro de 2026

Cidadania / Parcerias

Arauco firma cooperação com TJMS e Prefeitura para ampliar proteção a mulheres e crianças em Inocência

Acordo com vigência de 60 meses fortalece rede de apoio e integra ações sociais no município

10/02/2026

08:30

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

A Arauco Brasil formalizou um Termo de Cooperação Mútua com o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul e a Prefeitura de Inocência para ampliar as políticas de proteção às mulheres e de promoção dos direitos da infância e juventude no município e na região leste de Mato Grosso do Sul.

O acordo, com vigência de 60 meses, prevê atuação integrada entre poder público e iniciativa privada, reforçando a rede local de apoio e ampliando ações educativas e preventivas já desenvolvidas pelo Judiciário. Uma reunião de alinhamento sobre os programas previstos para 2026 foi agendada para 6 de fevereiro, quando serão detalhadas as iniciativas a serem implementadas em Inocência.

O diretor de Relações Institucionais e Sustentabilidade da Arauco, Theófilo Militão, afirmou que a parceria reforça a responsabilidade compartilhada na promoção da proteção social. Segundo ele, o compromisso com o cuidado às pessoas deve envolver todos os atores sociais.

O prefeito de Inocência, Antônio Ângelo, destacou que a cooperação amplia a capacidade de resposta no enfrentamento à violência contra mulheres, crianças e adolescentes, com maior agilidade e integração institucional.

Na Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do TJMS, a desembargadora Jaceguara Dantas ressaltou a importância da participação da iniciativa privada para expandir o alcance das políticas públicas. Após três anos à frente da coordenadoria, a magistrada assumiu recentemente a função de conselheira no Conselho Nacional de Justiça.

Já a desembargadora Elizabete Anache, coordenadora da Infância e Juventude do TJMS, afirmou que o crescimento econômico da região deve ser acompanhado por avanços sociais, garantindo dignidade e segurança para a população.

A iniciativa integra um conjunto de ações da Arauco voltadas ao fortalecimento dos serviços públicos nas áreas de saúde, educação e segurança, alinhadas a práticas de desenvolvimento sustentável e responsabilidade social.

Projeto Sucuriú impulsiona desenvolvimento regional

A cooperação institucional ocorre no contexto do Projeto Sucuriú, que marca a entrada da divisão de celulose da Arauco no Brasil. O investimento previsto é de US$ 4,6 bilhões, com construção de uma planta industrial capaz de produzir 3,5 milhões de toneladas de fibra curta de celulose por ano.

O empreendimento está localizado em área de 3.500 hectares, a cerca de 50 quilômetros do centro de Inocência, próximo ao Rio Sucuriú. A fase de terraplanagem teve início em 2024, e a previsão de operação é para o final de 2027.

Durante a fase de obras, a expectativa é gerar mais de 14 mil oportunidades de trabalho. Após o início das operações, cerca de 6 mil empregos diretos deverão ser mantidos nas áreas industrial, florestal e logística.

A empresa afirma que realiza monitoramento contínuo da biodiversidade local, com identificação de espécies nativas e mapeamento de áreas prioritárias para conservação.

Atuação da Arauco no Brasil

Presente no país desde 2002, a Arauco Brasil atua nos segmentos florestal e de madeira, empregando mais de 3 mil colaboradores próprios. A companhia mantém unidades industriais nos estados do Paraná e do Rio Grande do Sul, além da futura planta de celulose em Mato Grosso do Sul.

A empresa possui certificação FSC® (Forest Stewardship Council®), que reconhece manejo ambientalmente responsável, socialmente justo e economicamente viável. Globalmente, a Arauco adota práticas voltadas à gestão hídrica, conservação da biodiversidade e redução de emissões de carbono.

Com a nova parceria firmada em Inocência, a companhia amplia sua atuação institucional, associando desenvolvimento econômico a políticas de proteção social e fortalecimento da cidadania.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal do Estado MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: