Política / Partidos
PSDB projeta “novos capítulos” na janela partidária e confirma chapas para 2026
Diretório municipal de Campo Grande reforça apoio a Riedel e Azambuja e anuncia reorganização interna
13/02/2026
08:30
DA REDAÇÃO
©REPRODUÇÃO
O PSDB de Campo Grande deve atravessar um período de intensas movimentações políticas durante a janela partidária de março, considerada estratégica para as articulações visando as eleições de 2026. A sinalização foi feita pelo presidente do diretório municipal, Jonas de Paula, após o Encontro Municipal realizado na quarta-feira (11), na Capital.
“Isso está se encaminhando e deve haver novos capítulos na janela partidária de março”, afirmou Jonas ao comentar as negociações em curso.
O evento reuniu cerca de 150 filiados e marcou a mobilização interna da legenda para organização partidária e definição do planejamento eleitoral.
Segundo Jonas de Paula, ficou definido que o PSDB lançará chapas próprias para deputado estadual e deputado federal.
“O que está bem claro é que teremos chapa para deputado federal e estadual”, reforçou.
Na disputa majoritária, o partido confirmou apoio à reeleição do governador Eduardo Riedel (PSDB) e à candidatura do ex-governador Reinaldo Azambuja (PSDB) ao Senado.
O encontro, promovido pelo diretório provisório da Capital, também tratou da reorganização interna da sigla. Foram estruturados os secretariados da Mulher, da Juventude, do Tucanafro, da Diversidade e criado o Secretariado do Bem-Estar Animal, voltado à formulação de políticas públicas relacionadas à proteção animal.
Além disso, ficou definido que o partido promoverá, em março, um ato em comemoração ao Mês Internacional da Mulher, que deverá incluir novas filiações. Questionado sobre possíveis nomes, Jonas afirmou que haverá “surpresas”, sem antecipar detalhes.
Participaram do encontro a deputada estadual Lia Nogueira (PSDB); os vereadores Silvio Pitu (PSDB), Professor Juari Lopes (PSDB) e Dr. Victor Rocha (PSDB); o secretário de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania, Marcelo Miranda; o secretário executivo de Ciência e Tecnologia, Ricardo Senna; e o ex-prefeito de Jaraguari, Edson Nogueira.
O deputado federal Beto Pereira (PSDB), presidente do diretório estadual, não compareceu. Jonas explicou que o encontro teve caráter exclusivamente municipal. “Ele poderia ter participado, mas não era reunião da Executiva que ele comanda”, afirmou.
Também esteve ausente o deputado estadual Caravina (PSDB). Nos bastidores, a avaliação é que Caravina e Lia Nogueira tendem a permanecer no partido após a janela partidária, enquanto outros mandatários estaduais podem reavaliar suas posições.
A expectativa é de que as definições de março provoquem reconfigurações no cenário político estadual, especialmente na formação das chapas proporcionais para 2026.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Pantabio avança em pesquisa para levar bioinsumo pantaneiro ao setor florestal de MS
Leia Mais
Prazo do Prouni 2026 termina nesta sexta para entrega de documentos nas faculdades
Leia Mais
Nelsinho Trad enfrenta cenário de incerteza e pode disputar Senado fora da coligação governista
Leia Mais
Gerson Claro reforça caráter orientativo do programa Regularize Já em reunião com setor produtivo
Municípios