Política / Câmara Federal
Cinco dos oito deputados federais de MS votam a favor do PL da Anistia
Proposta beneficia envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023; bancada de Mato Grosso do Sul se divide
17/09/2025
21:15
DA REDAÇÃO
©REPRODUÇÃO
A Câmara dos Deputados aprovou, na noite desta quarta-feira (17), o requerimento de urgência para tramitação do Projeto de Lei da Anistia, que prevê perdão aos envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, quando as sedes dos Três Poderes, em Brasília, foram depredadas por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Foram 311 votos favoráveis, 163 contrários e 7 abstenções. Da bancada de Mato Grosso do Sul, cinco dos oito deputados federais votaram a favor da proposta.
A favor do PL da Anistia:
Dagoberto Nogueira (PSDB)
Beto Pereira (PSDB)
Luiz Ovando (PP)
Marcos Pollon (PL)
Rodolfo Nogueira (PL)
Contra o PL da Anistia:
Camila Jara (PT)
Vander Loubet (PT)
Geraldo Resende (PSDB)
O requerimento de urgência acelera a tramitação do projeto, permitindo que o texto seja levado diretamente ao plenário, sem passar pelas comissões. O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), que articulou a votação após reunião com líderes partidários, afirmou que designará um relator nesta quinta-feira (18) para construir um texto substitutivo que reúna apoio majoritário.
Segundo Motta, o objetivo é buscar “pacificação nacional”:
“O Brasil precisa de pacificação. Não se trata de apagar o passado, mas de permitir que o presente seja reconciliado e o futuro construído em bases de diálogo e respeito. Há temas urgentes à frente e o país precisa andar”, declarou.
De autoria do deputado Marcelo Crivella (Republicanos-RJ), o PL concede anistia aos participantes de manifestações políticas ocorridas entre 30 de outubro de 2022 (data do segundo turno da eleição presidencial) e a entrada em vigor da lei.
Aliados de Bolsonaro defendem que o ex-presidente — condenado na semana passada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 27 anos e 3 meses de prisão por crimes relacionados à trama golpista — também seja contemplado pela anistia.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
TSE marca julgamento que pode cassar mandato do governador Cláudio Castro
Leia Mais
Câmara realiza audiência pública sobre descarte do lixo em Campo Grande
Leia Mais
Pesquisa Quaest: aprovação de Cláudio Castro sobe a 53% após megaoperação no Rio
Leia Mais
Com segurança pública, direita tenta retomar protagonismo para enfrentar Lula em 2026
Municípios