Campo Grande (MS), Domingo, 02 de Novembro de 2025

Política / Câmara Federal

Cinco dos oito deputados federais de MS votam a favor do PL da Anistia

Proposta beneficia envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023; bancada de Mato Grosso do Sul se divide

17/09/2025

21:15

DA REDAÇÃO

©REPRODUÇÃO

A Câmara dos Deputados aprovou, na noite desta quarta-feira (17), o requerimento de urgência para tramitação do Projeto de Lei da Anistia, que prevê perdão aos envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, quando as sedes dos Três Poderes, em Brasília, foram depredadas por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Foram 311 votos favoráveis, 163 contrários e 7 abstenções. Da bancada de Mato Grosso do Sul, cinco dos oito deputados federais votaram a favor da proposta.

Como votaram os deputados de MS

A favor do PL da Anistia:

  • Dagoberto Nogueira (PSDB)

  • Beto Pereira (PSDB)

  • Luiz Ovando (PP)

  • Marcos Pollon (PL)

  • Rodolfo Nogueira (PL)

Contra o PL da Anistia:

  • Camila Jara (PT)

  • Vander Loubet (PT)

  • Geraldo Resende (PSDB)

O que muda com a urgência

O requerimento de urgência acelera a tramitação do projeto, permitindo que o texto seja levado diretamente ao plenário, sem passar pelas comissões. O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), que articulou a votação após reunião com líderes partidários, afirmou que designará um relator nesta quinta-feira (18) para construir um texto substitutivo que reúna apoio majoritário.

Segundo Motta, o objetivo é buscar “pacificação nacional”:

“O Brasil precisa de pacificação. Não se trata de apagar o passado, mas de permitir que o presente seja reconciliado e o futuro construído em bases de diálogo e respeito. Há temas urgentes à frente e o país precisa andar”, declarou.

O projeto

De autoria do deputado Marcelo Crivella (Republicanos-RJ), o PL concede anistia aos participantes de manifestações políticas ocorridas entre 30 de outubro de 2022 (data do segundo turno da eleição presidencial) e a entrada em vigor da lei.

Aliados de Bolsonaro defendem que o ex-presidente — condenado na semana passada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 27 anos e 3 meses de prisão por crimes relacionados à trama golpista — também seja contemplado pela anistia.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal do Estado MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: