Brasil derrota Peru por 3 a 1 e conquista Copa América pela 9ª vez na história
|
Jogadores do Brasil comemoram gol de Cebolinha no Maracanã (Foto: Mowa Press) |
O Brasil voltou a conquistar a Copa América depois de 12 anos. A seleção derrotou o Peru por 3 a 1 na tarde deste domingo (7) no Maracanã, no Rio de Janeiro, e faturou o 9º título continental.
A festa começou aos 14 minutos. Gabriel Jesus cruzou da direita e Everton Cebolinha aproveitou a bobeada da defesa peruana para bater de primeira e abrir o placar no Maracanã.
|
©DR |
Sem pressionar os visitantes, o Brasil tomou um susto aos 40 minutos de jogo. Após tabela no ataque peruano, a bola pega no braço de Thiago Silva dentro da área. O árbitro marca pênalti, revisa no vídeo e confirma a infração. Na cobrança, Paolo Guerrero deixa tudo igual.
Antes do intervalo, a seleção de Tite conseguiu marcar novamente. Firmino roubou a bola no meio de campo e Arthur deixou Gabriel Jesus na cara do gol. O atacante do Manchester City só teve o trabalho de tocar no canto do goleiro, 2 a 1.
No segundo tempo, o Brasil teve oportunidades de matar o jogo, mas não soube aproveitar as jogadas de contra-ataque. Aos 24 minutos, aumentou o drama da seleção. Gabriel Jesus disputou a bola no alto e atingiu Tapia. Como já tinha cartão amarelo, o árbitro expulsou o atacante brasileiro.
|
©DR |
Aos 43, Everton Cebolinha disputou a bola com o zagueiro e caiu na área. O árbitro entendeu que foi pênalti. Na cobrança, Richarlison marcou 3 a 1 para o Brasil.
|
©DR |
O Brasil entrou em campo com Alisson; Daniel Alves, Marquinhos, Thiago Silva e Alex Sandro; Casemiro, Arthur e Philipe Coutinho (Eder Militão); Gabriel Jesus, Firmino (Richarlison) e Everton (Allan).
Os peruanos jogaram com Gallese; Advíncula, Zambrano, Abram e Trauco; Tapia (Gonzáles), Yotún (Ruidíaz), Carrillo (Polo), Cueva e Flores; Paolo Guerrero.
Com mais esta conquista, o Brasil soma agora 9 títulos de Copa América (1919, 1922, 1949, 1989, 1997, 1999, 2004, 2007 e 2019). A seleção com mais títulos é a do Uruguai, 15 no total, enquanto a Argentina tem 14. Paraguai, Chile e Peru somam 2 títulos cada um. Colômbia e Bolívia têm 1 título cada.
Por: Gabriel Neris