Política / Eleições 2026
Fábio Trad articula reunião com Lula e condiciona candidatura ao Governo de MS a decisão do presidente
Ex-deputado afirma que disputa estadual dependerá de definição do Palácio do Planalto e projeta enfrentamento direto com Eduardo Riedel
07/02/2026
07:45
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O ex-deputado federal Fábio Trad (PT) confirmou que deverá se reunir ainda em fevereiro de 2026 com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para tratar de sua possível candidatura ao Governo de Mato Grosso do Sul. O encontro está sendo articulado pelo presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, Edinho Silva.
Segundo Fábio, a decisão final sobre disputar o Executivo estadual passará pela avaliação do presidente da República. “Ele me receberá em breve. Segundo o presidente Edinho, ainda em fevereiro”, afirmou. O petista declarou que seguirá a orientação de Lula e não fará exigências políticas.
Em tom enfático, o ex-parlamentar afirmou que sua eventual ausência no pleito comprometeria a competitividade da disputa. “Se eu não for candidato, não haverá eleição em MS”, declarou.
Caso confirme a candidatura, Fábio Trad deverá enfrentar o atual governador Eduardo Riedel (PP), que busca a reeleição. Pesquisas recentes indicam vantagem de Riedel na liderança, mas aliados do petista avaliam que ele seria o principal nome capaz de polarizar a disputa no campo governista.
Além da corrida estadual, o grupo ligado ao PT também trabalha para ampliar presença no Congresso Nacional e conter o avanço de candidaturas alinhadas à direita mais radical.
Fábio Trad não participou da agenda do ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Guilherme Boulos (PSOL), em Campo Grande, por compromissos na gerência da Embratur. Durante visita à região do Parque do Sol e do Lageado, Boulos afirmou que cumpre orientação do presidente Lula para intensificar diálogo nas periferias.
O ex-deputado declarou apoio à iniciativa e destacou que o combate à pobreza está previsto como objetivo fundamental na Constituição Federal.
Fábio Trad e o deputado federal Vander Loubet (PT), pré-candidato ao Senado, planejam realizar uma caravana pelos 79 municípios de Mato Grosso do Sul. A proposta é ouvir lideranças locais, identificar demandas prioritárias e estruturar um programa de governo baseado em diagnóstico regional.
Presidente regional do PT, Vander defende estratégia de diálogo amplo, inclusive com prefeitos de outras correntes ideológicas. A orientação é manter pontes institucionais e priorizar construção política conjunta.
A definição da candidatura de Fábio Trad deve ocorrer após a reunião com o presidente Lula, consolidando ou não o cenário de disputa direta contra o atual chefe do Executivo estadual.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
8 mil motoristas de Mato Grosso do Sul renovam CNH sem custo pelo programa Bom Condutor
Leia Mais
Anvisa registra seis mortes suspeitas por pancreatite ligadas a canetas emagrecedoras no Brasil
Leia Mais
Adolescente agredido por ex-piloto Pedro Turra morre após 16 dias internado no DF
Leia Mais
IPVA não é obrigatório para todos; veja quem pode obter isenção e como solicitar
Municípios