Campo Grande (MS), Domingo, 14 de Dezembro de 2025

Política / Eleições 2026

PT confirma Fábio Trad na disputa pelo governo de MS e define eleição ao Senado como prioridade em 2026

Edinho Silva oficializa chapa com Dona Gilda como vice e reforça apoio à candidatura de Vander Loubet ao Senado

13/12/2025

16:00

DA REDAÇÃO

Pré-candidato ao governo PT, Fábio Trad, ao lado da pré-candidata a vice, Dona Gilda (Foto: Geniffer Valeriano)

O Partido dos Trabalhadores (PT) confirmou neste sábado, 13 de dezembro de 2025, a pré-candidatura do ex-deputado federal Fábio Trad ao governo de Mato Grosso do Sul nas eleições de 2026. A definição ocorreu durante a visita do presidente nacional da sigla, Edinho Silva, a Campo Grande, em reunião com a direção estadual e lideranças históricas do partido.

A chapa majoritária terá como pré-candidata a vice-governadora Gilda Maria dos Santos, a Dona Gilda, esposa do ex-governador Zeca do PT. Além da disputa ao Executivo estadual, a direção nacional e estadual do partido definiu como prioridade estratégica a eleição de um senador alinhado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com Vander Loubet como principal nome para a disputa.

Edinho reforça decisão construída no Estado

Edinho Silva afirmou que a definição da chapa é resultado de um processo construído internamente pelo PT sul-mato-grossense, sem imposições da direção nacional.

“Eu estou aqui para ouvir a nossa direção estadual do partido. O mais importante para nós são as posições construídas por eles”, declarou.

O dirigente destacou a trajetória e a força política do PT em Mato Grosso do Sul, citando lideranças como Vander Loubet, Camila Jara, Fábio Trad e Zeca do PT, além de ressaltar a importância estratégica do Estado no cenário eleitoral nacional.

“Mato Grosso do Sul tem um papel importantíssimo na eleição nacional. Venho acompanhar aquilo que a direção estadual tem decidido e definido”, afirmou.

Candidatura ao governo é definida

Questionado sobre a possibilidade de outras alternativas ao governo estadual, Edinho foi direto ao confirmar o nome escolhido.

“O nosso candidato aqui é o Fábio Trad. O Fábio é o nosso candidato ao governo do Estado”, afirmou.

Segundo ele, a candidatura de Trad cumpre papel fundamental na construção de um palanque competitivo, ideologicamente alinhado ao projeto nacional liderado por Lula, garantindo presença forte do campo progressista no Estado.

Senado é prioridade estratégica

Edinho também deixou claro que a disputa ao Senado será o foco central do partido em 2026.

“Nós temos como prioridade eleger o Vander senador, porque queremos um senador com a qualidade política e a firmeza do Vander para ajudar o presidente Lula a conduzir o próximo mandato”, declarou.

Simone Tebet não é obstáculo

Outro ponto abordado foi o papel da ministra do Planejamento, Simone Tebet (MDB), no cenário eleitoral de 2026 em Mato Grosso do Sul. Edinho descartou qualquer conflito e afirmou que a ministra é vista como aliada.

“Não, a Simone só acrescenta para nós. Ela é uma liderança que respeitamos muito, tem sido uma ministra brilhante”, disse.

Ele afirmou que o PT pretende dialogar com Simone para compreender sua posição no próximo pleito e negou a existência de convite formal para composição de chapa nacional, embora tenha destacado a proximidade política e o respeito do presidente Lula pela ministra.

Vander Loubet confirma foco no Senado

Presidente estadual do PT-MS, Vander Loubet confirmou que é pré-candidato ao Senado e descartou disputar novamente a Câmara Federal.

“Não sou candidato a deputado federal, sou candidato a senador”, afirmou.

Segundo ele, o palanque de Lula no Estado será decisivo.

“Vamos ter um palanque do presidente Lula muito forte, com o Fábio aqui, que em qualquer pesquisa aparece com mais de 20%. Isso nos favorece muito”, avaliou.

Vander também destacou que o cenário para o Senado deve ser pulverizado, com vários candidatos, o que considera favorável à estratégia petista.

Alianças e frente partidária

Sobre as alianças, Vander afirmou que o PT já conta com PV e PCdoB e trabalha para ampliar a frente com PSB, PDT, PSOL e Rede, alinhados ao projeto nacional. Ele reconheceu resistências pontuais, mas afirmou que o diálogo está em andamento, inclusive com lideranças do PSB em Mato Grosso do Sul.

Fábio Trad defende palanque progressista

Confirmado como pré-candidato, Fábio Trad afirmou que Mato Grosso do Sul precisa de um palanque progressista competitivo.

“Não é possível que um Estado da importância política de Mato Grosso do Sul não tenha um palanque ideologicamente coerente com o campo progressista liderado pelo presidente da República”, disse.

Trad afirmou que sua candidatura terá como missão defender e comunicar as ações do terceiro governo Lula, criticando o que considera baixa valorização das políticas federais pelo governo estadual.

Sobre Simone Tebet, afirmou que o alinhamento da ministra a Lula é ideológico e que seria contraditório ela não estar no palanque estadual.

“Vai ser uma honra caminhar ao lado dela”, afirmou, reforçando que o objetivo central é garantir a reeleição do presidente Lula.

Dona Gilda destaca defesa da democracia

Pré-candidata a vice-governadora, Dona Gilda destacou o momento político como decisivo para a democracia.

“A democracia nesse Estado e nesse país se chama Luiz Inácio Lula da Silva”, declarou.

Ela afirmou que integrar a chapa é motivo de orgulho e compromisso com as políticas públicas do governo federal voltadas à população.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal do Estado MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: