Cultura / Cidadania
Seminário “Cultura e Resistência: Tecendo Saberes” fortalece rede de Pontos de Cultura em Mato Grosso do Sul
Evento gratuito reúne agentes culturais, artistas e gestores nos dias 10 e 11 de novembro em Campo Grande, promovendo diálogo, formação e valorização das expressões afro-brasileiras
06/11/2025
14:30
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
Nos dias 10 e 11 de novembro, o Grupo TEZ (Trabalhos e Estudos Zumbi) promove o seminário “Cultura e Resistência: Tecendo Saberes”, um encontro voltado a agentes culturais, gestores, colaboradores de Pontos de Cultura e público em geral. A formação gratuita acontece na ACP (Rua Sete de Setembro, 693 – Centro, Campo Grande) e integra o projeto Pontão de Cultura Egbé TEZ, que busca fortalecer a rede de Pontos e Pontões de Cultura de Mato Grosso do Sul, com base nas perspectivas afro-brasileira e africana.
A iniciativa faz parte da trajetória de 40 anos do Grupo TEZ, reconhecido pela atuação na promoção da cultura, da educação e da cidadania.
“Quando realizamos um encontro de formação como esse, estamos colocando a nossa gênese em destaque. O foco maior é a cultura. E nada melhor do que celebrar 40 anos de existência com um curso de formação cultural”, explica Bartolina Ramalho Catanante, a professora Bartô, presidente do grupo.
O seminário pretende aprofundar o debate sobre políticas públicas de cultura e discutir o papel dos Pontos de Cultura na construção de uma sociedade mais inclusiva e representativa.
“Queremos o povo negro participando, promovendo cultura e tendo a sua subsistência também pela cultura. Ela precisa incluir e nos representar”, afirma Bartô.
O evento também busca aproximar gestores, artistas e comunidades, estimulando o trabalho em rede e o fortalecimento dos coletivos culturais.
“Esse encontro nos coloca em sintonia. Queremos entender as políticas culturais, fortalecer nossas bases e pensar como podemos avançar juntos para desenvolver e promover a cultura no Estado”, complementa.
Com atividades distribuídas ao longo de dois dias, o seminário combina mesas de debate, vivências culturais, apresentações artísticas e rodas de conversa. A proposta é unir formação, diálogo e prática, inspirando ações concretas que fortaleçam a atuação dos Pontos de Cultura nos territórios.
Entre os temas abordados estão políticas públicas culturais, gestão de Pontos e Pontões de Cultura, comitês gestores, resistência e representatividade.
Local: ACP – Rua Sete de Setembro, 693 – Centro, Campo Grande
Entrada gratuita e aberta ao público
19h às 19h30: Abertura cultural – Banda BatuqueCanta (Projeto Livres)
19h40: Palestra – Políticas Públicas Culturais
Dra. Melly Senna, diretora de Memória e Patrimônio Cultural da FCMS
Caroline Garcia de Souza, produtora cultural e coordenadora do MinC/MS
João Santos, coordenador do IPHAN/MS
20h40: Debate
21h30: Encerramento
8h: Café de boas-vindas
8h30: Mesa – Pontos e Pontões de Cultura e os Comitês Gestores
Márcia Rolon – Pontão Moinho Cultural
Anderson Carlos de Lima – Comitê de Cultura de MS
Guilherme Santos Lemes – Ponto Identidade de Teatro
Roma Rosário Román Anez – Grupo Teatral de Risco
11h30: Almoço
13h: Intervenção cultural
13h30: Mesa – Cultura e Resistência
Maria Aparecida – Quilombo Furnas do Dionísio
Rosângela Maria do Nascimento – Instituto Cultural Projeto Livres
Vânia Lúcia Baptista Duarte – historiadora e militante do movimento negro
O Pontão de Cultura Egbé TEZ foi contemplado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), executada pelo Ministério da Cultura (MinC) e Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), dentro da Política Nacional Cultura Viva (PNCV).
A proposta reafirma o compromisso com a valorização das expressões afro-brasileiras e com o fortalecimento das redes culturais como instrumentos de resistência e transformação social.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
A eficiência local e a ideologia pautarão as eleições
Leia Mais
TJMS atualiza composição de seus órgãos julgadores após aposentadorias e novas posses
Leia Mais
Mega-Sena acumula e prêmio sobe para R$ 55 milhões após sorteio desta quinta (6)
Leia Mais
“Surto psicótico”: filho que matou ex-deputado Paulo Frateschi tratava bipolaridade, diz laudo da polícia
Municípios