Política / Partidos
Delcídio do Amaral aposta em nova aliança partidária para atrair descontentes do centro-direita em 2026
Ex-senador afirma que Democracia Cristã pode se tornar alternativa a PL, PP e União Brasil em Mato Grosso do Sul
23/10/2025
14:00
DA REDAÇÃO
©ARQUIVO
O ex-senador Delcídio do Amaral (PRD) vê um novo realinhamento político se formando em Mato Grosso do Sul. Apostando na crescente insatisfação dentro dos partidos de centro e centro-direita, ele acredita que a Democracia Cristã (DC) poderá se tornar o principal destino de lideranças e eleitores descontentes com o atual cenário.
“Tem muita gente descontente no centro-direita. No União, no próprio PP e, principalmente, no PL. Em Mato Grosso do Sul, por exemplo, a entrada do Reinaldo no PL gerou grande insatisfação. Esses grupos podem buscar outra agremiação para fazer política”, declarou Delcídio.
Delcídio explicou que o PRD (Partido Renovação Democrática) — resultado da fusão entre o PTB e o Patriota — já consolidou uma federação com o Solidariedade, tradicionalmente ligado à Força Sindical. Além disso, a Democracia Cristã, antes liderada por José Maria Eymael, agora está sob comando de João Caldas, ampliando o leque de alianças e fortalecendo a base da nova frente política.
Com os direitos políticos restituídos, o ex-senador planeja lançar uma chapa completa para as eleições de 2026, incluindo candidaturas proporcionais e majoritárias. Embora ainda não confirme se será candidato, Delcídio afirma estar preparado para disputar um cargo de destaque.
“Hoje a política virou só porrada e dinheiro. Nós queremos discutir ideias. Mato Grosso do Sul ficou para trás. Quando dividiram o estado, éramos a bola da vez. Hoje somos o último do Centro-Oeste em vários indicadores”, criticou.
O ex-senador tem articulado com lideranças insatisfeitas nos partidos tradicionais e também com novos nomes interessados em ingressar na política, mas que, segundo ele, “não encontram espaço dentro do sistema atual”.
“Tem muita gente querendo entrar na política, mas que não tem espaço dentro do sistema que está aí. Vamos formar um time diferente”, afirmou.
A proposta, segundo Delcídio, é reconstruir um projeto de desenvolvimento para Mato Grosso do Sul, com foco em gestão eficiente, inclusão social e retomada do protagonismo regional.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Fort Atacadista lança campanha Troco Solidário em apoio à ABRAPEC
Leia Mais
Tiago Botelho entrega R$ 100 milhões em imóveis da União com presença das ministras Simone Tebet e Esther Dweck
Leia Mais
Nelsinho Trad assegura R$ 5,4 milhões para modernizar iluminação pública em cinco cidades de MS
Leia Mais
STF forma maioria para liberar nomeação de parentes em cargos políticos
Municípios