Política / Assembleia Legislativa
Gerson Claro reafirma compromisso da Assembleia Legislativa com o diálogo e o fortalecimento da educação pública em MS
Presidente da ALEMS destacou respeito às reivindicações e defesa da valorização dos profissionais durante sessão com participação da Fetems
23/10/2025
13:30
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), deputado Gerson Claro (PP), reafirmou nesta quinta-feira (23) o compromisso do Parlamento estadual com o diálogo permanente e o fortalecimento da educação pública. O pronunciamento ocorreu durante sessão que contou com a presença da Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul (Fetems), representada por sua presidente, Deumeires Morais.
Segundo o parlamentar, a Casa de Leis tem se mantido aberta às pautas do setor, garantindo espaço para o debate e a construção de soluções em parceria com o governo e os profissionais da educação.
“Temos pautado as reivindicações e as lutas sempre com respeito e diálogo, reconhecendo a necessidade de avanços e de conversar com o Governo. Conheço bem essa realidade e sei que a educação de Mato Grosso do Sul avançou muito. E é justamente para continuar avançando que recebemos e debatemos essas reivindicações”, afirmou Gerson Claro.
Durante a sessão, Deumeires Morais apresentou as principais demandas da categoria, que integram a campanha estadual em defesa da educação pública e da valorização dos trabalhadores da área, iniciada em abril.
A dirigente destacou a importância de implementar a tabela salarial que reconhece a formação superior dos administrativos, além da realização de concurso público para reduzir o número de contratos temporários.
“O excesso de temporários precariza o trabalho e vai na contramão do que está sendo discutido no Plano Nacional de Educação. É fundamental reconhecer a qualificação dos educadores e garantir a qualidade do ensino”, ressaltou Deumeires.
O deputado Pedro Kemp (PT), autor do convite à Fetems, também se manifestou em defesa das reivindicações e alertou para os impactos do atual modelo de contratação.
“Hoje, a maioria dos professores está convocada e recebe metade do salário dos efetivos, mesmo exercendo as mesmas funções. Isso gera desigualdade e prejuízos à previdência estadual. É preciso que o Governo realize concurso público e valorize os administrativos e docentes”, pontuou Kemp.
Ao final da sessão, o presidente Gerson Claro recebeu as reivindicações protocoladas pelos professores e reafirmou a disposição da ALEMS em acolher, debater e encaminhar soluções concretas para o fortalecimento da educação pública sul-mato-grossense.
“A Assembleia é, antes de tudo, uma Casa aberta à sociedade. Ouvimos, debatemos e buscamos caminhos para garantir políticas públicas que valorizem quem faz a diferença todos os dias: os profissionais da educação”, concluiu.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Nelsinho Trad assegura R$ 5,4 milhões para modernizar iluminação pública em cinco cidades de MS
Leia Mais
STF forma maioria para liberar nomeação de parentes em cargos políticos
Leia Mais
Câmara aprova até 80% de desconto no Refis 2025 para pagamento à vista
Leia Mais
Dino diz que “crimes em emendas Pix antigas serão apurados” e anuncia rastreio com novas ferramentas
Municípios