Cultura / Educação
UFMS realiza I Workshop de Música, Poesia e Patrimônio Imaterial com foco nos povos originários
Evento em parceria com a UNESCO celebra a diversidade cultural sul-mato-grossense e o diálogo entre línguas e identidades
23/10/2025
13:15
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) realiza neste sábado (25), às 10h, o I Workshop Música, Poesia e Patrimônio Imaterial, no Anfiteatro Luis Felipe Oliveira, em Campo Grande. O encontro — realizado em parceria com a UNESCO — será uma imersão artística e cultural dedicada à literatura, à música e à valorização das expressões em língua guarani, destacando o papel dos povos originários na identidade do Estado e na construção do diálogo internacional.
Entre os participantes está a escritora, advogada e ativista Delasnieve Daspet, reconhecida nacional e internacionalmente por sua obra voltada à cultura da paz e à preservação das línguas indígenas. Ela apresentará seu novo livro “Ñe’engatu – O Conversador”, escrito em guarani.
“É uma forma de expressar a alma indígena através da palavra. O guarani é uma das três línguas oficiais do Mercosul, e pretendo lançar esse livro em vários países da América. É literatura que nasce aqui, mas fala com o mundo”, explicou Delasnieve.
A autora, que já publicou 27 livros traduzidos para oito idiomas e foi indicada ao Prêmio Nobel de Literatura de 2024 pela Academia Internacional de Escritores Brasileiros, ressaltou a importância do evento:
“Este é o primeiro encontro que une poesia, música, uma universidade e uma parceria direta com a UNESCO.”
O workshop também contará com a presença de importantes nomes da música e da academia, como:
Marcelo Fernandes, professor e violonista, doutor em artes pela USP e coordenador do Programa de Extensão Escola de Música da UFMS;
Evandro Dotto, bacharel em música pelo Conservatório Brasileiro de Música (RJ) e especialista em educação musical com ênfase em música popular;
Ana Lúcia Gaborim, intérprete e professora doutora;
Irwin Ferreira, escritor e cantor.
O grupo apresentará poesias, canções e composições instrumentais inspiradas nas culturas indígenas e africanas, explorando as conexões entre música, oralidade e literatura brasileira.
“A música geralmente tem uma poesia no seu recôndito, e a partir dela são criadas novas versões poéticas: a cantada e a musicada”, refletiu Delasnieve, ao comentar a união entre som e palavra no evento.
O workshop marca o início de uma série de eventos promovidos pela Escola de Música da UFMS, em parceria com o CAESE|CEAEDD (Centro de Altos Estudos em Sustentabilidade e Educação) — instituição brasileira com sede na França que atua junto à UNESCO em programas de educação, cultura e desenvolvimento sustentável.
Evento: I Workshop – Música, Poesia e Patrimônio Imaterial
Data: Sábado, 25 de outubro
Horário: 10h
Local: Anfiteatro Luis Felipe Oliveira – UFMS, Campo Grande (MS)
Inscrição: Gratuita, no local do evento
Realização: Programa de Extensão Escola de Música da UFMS e CAESE|CEAEDD
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Nelsinho Trad assegura R$ 5,4 milhões para modernizar iluminação pública em cinco cidades de MS
Leia Mais
STF forma maioria para liberar nomeação de parentes em cargos políticos
Leia Mais
Câmara aprova até 80% de desconto no Refis 2025 para pagamento à vista
Leia Mais
Dino diz que “crimes em emendas Pix antigas serão apurados” e anuncia rastreio com novas ferramentas
Municípios