Política / Justiça
Desembargador Sideni Pimentel pede aposentadoria antecipada dois anos antes da idade obrigatória
Magistrado investigado na Operação Ultima Ratio deixa o cargo aos 73 anos; pedido será publicado nesta quarta-feira
14/10/2025
20:00
DA REDAÇÃO
©ARQUIVO
O desembargador Sideni Soncini Pimentel, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), pediu aposentadoria dois anos antes da idade limite obrigatória para deixar a magistratura. Aos 73 anos, ele poderia permanecer no cargo até completar 75 anos, em fevereiro de 2027. O pedido deve ser publicado no Diário Oficial da Justiça nesta quarta-feira (15).
Pimentel é um dos investigados na Operação Ultima Ratio, deflagrada pela Polícia Federal em outubro de 2024, que apura suspeitas de venda de sentenças no Judiciário sul-mato-grossense. Desde então, o magistrado está afastado de suas funções por determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Em agosto deste ano, o corregedor nacional de Justiça, Mauro Campbell Marques, renovou o afastamento por mais 180 dias.
Sideni Pimentel iniciou sua carreira como juiz substituto na Comarca de Porto Murtinho, em 1981. Foi promovido por merecimento para a 2ª Vara Cível de Aquidauana, em 1983, e posteriormente, por antiguidade, alcançou o posto de desembargador em julho de 2008.
Ao longo da trajetória, atuou nas comarcas de Aquidauana, Cassilândia e Campo Grande, e ocupou cargos de destaque na estrutura do Judiciário: vice-presidente do TJMS (2021–2022), presidente da Amamsul, ouvidor do Tribunal de Justiça, diretor do Fórum de Campo Grande e juiz eleitoral da 35ª Zona Eleitoral.
Pimentel também é reconhecido por ter inaugurado o primeiro Juizado Especial Cível do Estado, em 1995, contribuindo para a ampliação do acesso à Justiça.
Com o afastamento determinado pelo CNJ, o desembargador não chegou a assumir a presidência do TJMS, cargo que ocuparia até 2026. A decisão de se aposentar foi protocolada no setor de Recursos Humanos do tribunal no início de outubro, e, segundo apuração, não há informações oficiais sobre o motivo do pedido.
A aposentadoria encerra uma carreira de mais de 40 anos no Judiciário sul-mato-grossense, marcada por cargos de liderança e, mais recentemente, por investigações que abalaram a cúpula do Tribunal de Justiça.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Daniel Vorcaro deixa CDP de Guarulhos com tornozeleira eletrônica após decisão da Justiça Federal
Leia Mais
Moraes dá cinco dias para defesa de Augusto Heleno comprovar diagnóstico de Alzheimer
Leia Mais
Palmeiras e Flamengo disputam neste sábado o tetracampeonato da Libertadores em duelo que marca o auge da rivalidade recente
Leia Mais
Mega-Sena pode pagar R$ 27 milhões neste sábado; apostas seguem abertas até as 20h, horário de Basília
Municípios