Política / Eleições 2026
PT articula lançamento de Fábio Trad ao governo de MS em dezembro e discute aliança com Simone Tebet
Deputado Vander Loubet aponta prioridade da legenda em ter Trad na disputa estadual e Tebet como possível candidata ao Senado
28/09/2025
08:15
DA REDAÇÃO
©ARQUIVO
O Partido dos Trabalhadores (PT) deve anunciar em dezembro o lançamento oficial do nome do advogado e ex-deputado federal Fábio Trad (PT) como pré-candidato ao governo de Mato Grosso do Sul nas eleições de 2026. A decisão deve ocorrer após a conclusão de encontros regionais no Estado e será apresentada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O anúncio foi feito pelo deputado federal Vander Loubet (PT), que reforçou a estratégia da legenda de ampliar alianças em torno da reeleição de Lula e de consolidar um projeto competitivo em MS. Nesse contexto, a ministra do Planejamento, Simone Tebet (MDB), também é vista como peça-chave, podendo disputar uma vaga ao Senado.
Segundo Loubet, Tebet ainda avalia se manterá o domicílio eleitoral em Mato Grosso do Sul ou se transferirá para São Paulo, onde aparece bem posicionada em pesquisas para o Senado.
“A Simone é uma peça importante, até porque é ministra do presidente Lula e já declarou que apoia a reeleição. Se ela quiser ser candidata ao Senado, estamos abertos ao diálogo. É importante construir no nosso campo; essa é a única exigência”, disse o parlamentar.
O deputado, no entanto, lembrou que o PT também trabalha para ter candidatura própria ao Senado:
“Eu sou candidato do PT, independentemente da Simone. Podemos ter dois nomes ao Senado, não vejo problema. Se lá na frente for apenas um, tem que ter critério e pesquisa. Estou tranquilo porque meu projeto não pode estar acima do partido.”
Em relação ao governo estadual, Loubet destacou que Fábio Trad é considerado o nome prioritário pela direção petista, embora também estejam em debate as candidaturas do ex-governador Zeca do PT e do deputado estadual Pedro Kemp (PT).
“O Fábio amplia muito mais o PT. É novidade, tem perfil para o enfrentamento e pode surpreender, como o Zeca fez em 1998. Mas, se não for ele, defendemos que seja Zeca ou Kemp, que também têm capacidade de liderar essa missão partidária”, avaliou.
A definição do palanque em Mato Grosso do Sul deve passar por conversas diretas de Lula com Fábio Trad e Simone Tebet. O movimento busca consolidar uma frente ampla de apoio ao presidente, ao mesmo tempo em que estrutura a disputa local.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Eleitor sem memória, inocente ou conivente?
Leia Mais
Brasil aguarda resposta dos EUA sobre ‘mapa do caminho’ para negociações que podem derrubar tarifaço de 50%
Leia Mais
Ex-prefeito de Nioaque é condenado por nepotismo e terá de devolver salários pagos a cunhada e esposa de ex-chefe de gabinete
Leia Mais
Com receita recorde, JBS cresce em todas as unidades e reforça estratégia global no 3º trimestre de 2025
Municípios