Campo Grande (MS), Sábado, 07 de Fevereiro de 2026

Cultura

Professor Lúcio Flávio Sunakozawa, “Embaixador da Paz”, toma posse na Academia de Letras do Brasil em MS

Cerimônia marcou também os 15 anos da ALB/MS e a posse da nova diretoria da instituição em Campo Grande

23/09/2025

21:00

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

O professor doutor Lúcio Flávio Sunakozawa, reconhecido internacionalmente no mundo jurídico como “Embaixador da Paz”, é um dos novos imortais da Academia de Letras do Brasil (ALB), seccional de Mato Grosso do Sul. Ele tomou posse no dia 28 de agosto, em Campo Grande, ocupando a Cadeira nº 11, que homenageia o poeta Manoel de Barros.

A solenidade ocorreu no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e reuniu membros da Academia, familiares e amigos dos novos acadêmicos. O evento também celebrou os 15 anos da ALB/MS e a posse da nova diretoria da instituição.

Declaração de compromisso

Em seu discurso, Lúcio Flávio destacou a responsabilidade de assumir uma cadeira que homenageia um dos maiores ícones da literatura brasileira:

“Muito honrado e grato pelo convite e posse como Confrade na Cadeira nº 11 – Manoel de Barros. Sei que carregarei doravante a missão e responsabilidade desse grande homenageado, que representa o Pantanal e a nossa gente sul-mato-grossense”, afirmou.

Reconhecimento e agradecimentos

O novo acadêmico agradeceu à então presidente da ALB/MS, professora Nena Sarti, à escritora Odila Lange, de Dourados, e aos confrades que apoiaram sua indicação.

Trajetória

Além da atuação como professor universitário e jurista, Lúcio Flávio tem se destacado por sua projeção internacional, recebendo o título de “Embaixador da Paz” em reconhecimento a sua contribuição no campo do Direito e na promoção de valores humanistas.

A Academia

A Academia de Letras do Brasil é uma entidade que reúne escritores, pesquisadores e intelectuais em diversas áreas do conhecimento. A seccional de Mato Grosso do Sul, fundada em 2009, vem ampliando sua atuação cultural e literária no Estado. A Cadeira nº 11, agora ocupada por Lúcio Flávio, é dedicada à memória do poeta Manoel de Barros (1916–2014), considerado um dos maiores nomes da poesia contemporânea brasileira.

 


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal do Estado MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: