Campo Grande (MS), Terça-feira, 09 de Setembro de 2025

Política

Lula promete blindar pequenos produtores da Amazônia contra tarifa de Trump

Presidente anuncia fundo de financiamento e destaca combate ao crime organizado em entrevista à Rede Amazônica

09/09/2025

07:30

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) garantiu, nesta terça-feira (9), que nenhum pequeno produtor da Região Norte será prejudicado pela tarifa de 50% sobre produtos brasileiros imposta pelo governo dos Estados Unidos. Em entrevista à Rede Amazônica, afiliada da TV Globo, o chefe do Executivo afirmou que o governo já criou um fundo de financiamento para apoiar quem for afetado pela medida.

“Nenhum pequeno produtor de açaí, de mel, de castanha, será prejudicado porque o governo não vai permitir que pequenos e médios produtores sejam prejudicados por isso. Nós já criamos um fundo para ajudar a financiar quem possivelmente tem o problema”, declarou Lula.

Combate ao crime organizado

Na entrevista, o presidente também abordou a atuação do governo no enfrentamento ao crime organizado. Segundo ele, operações recentes atingiram estruturas antes intocáveis, chegando a setores da economia de alto impacto.

“O crime organizado, hoje, está em tudo quanto é lugar. Está no futebol, na justiça, na política, em todas as instituições. Fizemos a maior operação da história contra o narcotráfico e chegamos à Faria Lima, nas fintechs e nas empresas de jogos”, afirmou.

COP30 e investimentos em Belém

Questionado sobre críticas à rede hoteleira de Belém, que sediará a COP30, Lula assegurou que o governo está investindo em habitação e infraestrutura na região. Segundo ele, a conferência do clima será uma oportunidade para mostrar a Amazônia ao mundo.

Agenda presidencial

Lula desembarca nesta manhã em Manaus, onde inaugura às 11h30 (horário de Brasília) o Centro de Cooperação Policial Internacional da Amazônia (CCPI Amazônia). Ele disse sentir “muito orgulho” de entregar o espaço.

O presidente também anunciou que pretende visitar, nas próximas semanas, o Território Indígena Yanomami, em Roraima, para acompanhar de perto a situação da população local.

“Os Yanomami precisam viver com dignidade e serem tratados com respeito pelo governo federal”, destacou.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal do Estado MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: