Política / Economia
Eduardo Leite responsabiliza família Bolsonaro por tarifaço dos EUA e pede apoio a Alckmin
Governador do RS afirma que postura da família do ex-presidente contribuiu para sanções de Trump contra o Brasil
06/08/2025
17:00
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD), atribuiu à família do ex-presidente Jair Bolsonaro a principal responsabilidade pela decisão dos Estados Unidos de aplicar tarifas extras às importações brasileiras. A declaração foi dada nesta quarta-feira (6) após reunião no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) com o vice-presidente e ministro Geraldo Alckmin (PSB).
“A responsabilidade maior está na família Bolsonaro, não há dúvidas disso. Eles mesmo avocam”, afirmou Leite aos jornalistas.
Apesar da crítica direta ao clã bolsonarista, o governador reconheceu que manifestações do presidente Lula (PT) também contribuíram para um clima de tensão diplomática com o governo Trump, sugerindo que declarações públicas acirradas não ajudam na construção de pontes entre os países.
“Firmeza não tem relação com grosserias, ataques. O governo do Canadá, por exemplo, reage com sobriedade, mesmo sendo alvo constante de Trump”, comparou.
Durante o encontro com Alckmin, Leite buscou alternativas para amenizar os efeitos do tarifaço sobre a economia gaúcha. Ele citou setores duramente afetados, como:
Indústria de armas e munições
Produtos de metal
Couro e calçados
Produtos de madeira
“Há uma busca por nova lista de exceções e a expectativa é de que possam incluir mais produtos. Um caso que merece especial atenção é o de armas e munições”, destacou.
Segundo Leite, o vice-presidente Alckmin relatou que tem conversado com o secretário de Comércio dos Estados Unidos e outros representantes da gestão Trump, com o objetivo de reverter ou ao menos flexibilizar a medida.
“Vejo muito esforço da parte do vice-presidente. Ele está atento ao impacto econômico e aberto a construir alternativas de negociação internacional”, disse.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 100 milhões após sorteio do concurso 2.939
Leia Mais
“Juizados em Ação nas Comunidades Tradicionais” leva mais de 1,2 mil atendimentos à população de Brasilândia
Leia Mais
Mesmo após ocupação da sede, Funai exonera coordenador regional em Campo Grande
Leia Mais
Produtores rurais de MS têm até dezembro para renegociar multas com até 45% de desconto e parcelamento em 60 vezes
Municípios