Política / Economia Internacional
Governo Lula aciona OMC contra tarifaço de Trump sobre produtos brasileiros
Sobretaxa de 50% afeta 35,9% das exportações; café e carne estão entre os produtos atingidos
06/08/2025
09:30
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O governo brasileiro oficializou nesta quarta-feira (6) uma queixa formal à Organização Mundial do Comércio (OMC) contra a sobretaxa de 50% imposta pelos Estados Unidos a uma série de produtos brasileiros. A decisão partiu do Ministério das Relações Exteriores, que protocolou o pedido de consultas em Genebra, na Suíça — primeira etapa de um possível painel de arbitragem no sistema multilateral.
A medida do governo norte-americano foi anunciada pelo ex-presidente Donald Trump e entrou em vigor hoje, afetando cerca de 35,9% das exportações brasileiras para os EUA, segundo estimativas do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).
Apesar da sobretaxa, a lista de exceções inclui produtos estratégicos como:
Suco de laranja
Aeronaves civis
Petróleo
Veículos e peças automotivas
Fertilizantes
Produtos energéticos
Por outro lado, carnes e café brasileiro — duas das principais commodities exportadas ao mercado norte-americano — estão entre os mais atingidos.
A avaliação do caso na OMC tende a ser longa, sem garantias de resultado favorável ao Brasil. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já havia criticado anteriormente o esvaziamento da atuação da OMC e reiterado a necessidade de fortalecer os organismos multilaterais diante do aumento de disputas comerciais unilaterais.
Mesmo com a baixa eficácia recente da OMC, o governo optou por acionar o organismo como forma de marcar posição política em defesa do multilateralismo e do livre comércio regulado.
Na última terça-feira (5), o governo federal publicou no Diário Oficial da União uma resolução que autorizava o Itamaraty a acionar o Mecanismo de Solução de Controvérsias (SSC) da OMC.
Esse instrumento é utilizado para garantir o cumprimento de acordos comerciais e contestar medidas unilaterais que possam violar as regras internacionais do comércio.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Sebrae lança 1º Concurso de Queijos Artesanais de MS com premiação na Ruraltur 2025
Leia Mais
Governo de MS amplia isenção do IPVA para carros comprados em outros estados
Leia Mais
Tarcísio de Freitas pede autorização ao STF para visitar Bolsonaro em prisão domiciliar
Leia Mais
Alcolumbre reage a protestos e diz que não aceitará chantagens no Senado
Municípios