Política / Justiça
Tarcísio de Freitas pede autorização ao STF para visitar Bolsonaro em prisão domiciliar
Governador de São Paulo cita “razões político-institucionais e humanitárias” e se compromete a cumprir regras do Supremo
06/08/2025
16:15
DA REDAÇÃO
©ARQUIVO
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), solicitou nesta quarta-feira (6) ao Supremo Tribunal Federal (STF) a autorização para visitar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que cumpre prisão domiciliar em Brasília por determinação do ministro Alexandre de Moraes.
No documento protocolado no gabinete do magistrado, Tarcísio informou que estará na capital federal na quinta-feira (7) e que pretende realizar a visita pessoalmente, comprometendo-se a obedecer rigorosamente todas as regras e condições estabelecidas pelo STF para o encontro.
“O peticionário é correligionário e amigo do ora recluso. Diante de tal circunstância — que, no mais, é de amplo conhecimento público — o peticionário considera que existem razões político-institucionais e humanitárias que justificam a autorização de visita pessoal ao senhor Jair Messias Bolsonaro”, afirmou o governador no ofício.
Bolsonaro teve a prisão domiciliar decretada na última segunda-feira (4), após supostas violações de medidas cautelares impostas no curso de investigações conduzidas pelo Supremo. Entre as restrições, está a monitoramento por tornozeleira eletrônica e limitação de contatos pessoais.
Inicialmente, todas as visitas ao ex-presidente precisariam de autorização judicial prévia, mas o ministro Alexandre de Moraes flexibilizou essa exigência para familiares. No entanto, autoridades políticas ainda precisam solicitar permissão específica.
A visita de Tarcísio, considerado um dos principais aliados de Bolsonaro no campo político e cogitado como possível presidenciável em 2026, ocorre em um momento de intensa mobilização entre apoiadores do ex-presidente. O senador Ciro Nogueira (PP-PI) já obteve autorização e esteve com Bolsonaro nesta semana.
A decisão do STF sobre o pedido de Tarcísio ainda não foi divulgada.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
CPMI do INSS prende presidente da Conafer por falso testemunho em investigação sobre fraudes previdenciárias
Leia Mais
Bolsa Família conclui pagamentos de setembro para 182,3 mil famílias em Mato Grosso do Sul
Leia Mais
Assembleia Legislativa de MS vota dez propostas na sessão desta terça-feira
Leia Mais
Câmara de Campo Grande vota projetos de inclusão social, atualização legislativa e criação de datas comemorativas
Municípios