Interior / Cassilândia
Cassilândia celebra 71 anos com final do rodeio e show pirotécnico
Município do leste de MS comemora aniversário com a 53ª Festa do Peão de Boiadeiro e programação especial
03/08/2025
07:15
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
A 419 km de Campo Grande, o município de Cassilândia comemora neste domingo (3) 71 anos de emancipação político-administrativa com uma programação festiva que inclui show pirotécnico e a final do rodeio da tradicional Festa do Peão de Boiadeiro, que chega à sua 53ª edição.
O encerramento da festa, que mobilizou moradores e turistas durante o fim de semana, será marcado pela disputa final do rodeio profissional e por uma queima de fogos que promete iluminar o céu da cidade.
A história de Cassilândia começa na década de 1930, quando a região, então conhecida como Sertão dos Garcias, passou a ser ocupada por fazendeiros vindos de diferentes partes do Brasil.
Em 1943, a ideia de fundar uma vila ganhou força graças a Joaquim Balduíno de Souza, conhecido como Cassinha. Ele doou parte de suas terras para a construção de uma praça e de uma igreja, com o objetivo inicial de criar um povoado que servisse como ponto de apoio a fazendeiros que transitavam pela região.
Pouco tempo depois, a comunidade cresceu e, em homenagem a Cassinha, o povoado recebeu o nome de Cassilândia.
A partir do início da década de 1970, Cassilândia recebeu um grande fluxo migratório de famílias vindas do Rio Grande do Sul, atraídas pela fertilidade das terras. A agricultura, especialmente a produção de soja, passou a se destacar, alcançando uma média anual de 100 mil toneladas.
Com o tempo, o município diversificou sua economia, mantendo a força do agronegócio e investindo no turismo rural e de eventos, com a Festa do Peão como principal vitrine cultural e econômica.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Cassilândia tem população estimada em pouco mais de 21,5 mil habitantes. O município é reconhecido pelo forte vínculo com o campo, a preservação de tradições sertanejas e a hospitalidade de seus moradores.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
61% dos brasileiros rejeitam candidatos que prometem anistiar Bolsonaro e acusados de golpe, diz Datafolha
Leia Mais
O IOF e sua natureza regulatória
Leia Mais
Ato pró-Bolsonaro na Paulista reúne 37,6 mil pessoas no pico, aponta USP
Leia Mais
Edinho Silva toma posse no PT e defende partido forte para era pós-Lula
Municípios