Política / Economia
Tereza Cristina intensifica negociações para barrar ‘tarifaço’ de Trump sobre carne brasileira
Senadora sul-mato-grossense atua para ampliar lista de produtos isentos de tarifa de 50% e proteger o agronegócio nacional
01/08/2025
18:30
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
A senadora Tereza Cristina (Progressistas-MS) afirmou, nesta sexta-feira (1º), que segue atuando para impedir que a carne brasileira seja incluída no tarifaço de 50% imposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre produtos exportados pelo Brasil. A medida, que começa a valer no dia 6 de agosto, ameaça impactar diretamente setores estratégicos do agronegócio nacional e de Mato Grosso do Sul.
Em publicação nas redes sociais, a ex-ministra da Agricultura destacou que participou, nesta semana, de uma comitiva de senadores brasileiros em Washington. Durante a missão, conseguiu, junto ao grupo, que centenas de produtos fossem excluídos da nova tarifa.
Apesar do avanço, Tereza Cristina ressaltou que as negociações continuam, agora em solo brasileiro, para ampliar a lista de isenções.
“Vamos trabalhar para que o café, frutas como manga, cacau, açaí, a carne, os pescados e o etanol possam também ser beneficiados”, afirmou.
O etanol e a carne bovina — ambos citados pela senadora — são dois dos principais produtos da pauta de exportações de Mato Grosso do Sul, o que torna a defesa desses itens estratégica para preservar empregos, renda e competitividade no estado.
Durante sua estadia nos Estados Unidos, Tereza Cristina se reuniu com senadores e empresários americanos, que, segundo ela, também demonstraram preocupação com os efeitos da tarifa para as relações comerciais entre os dois países.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Dakila Pesquisas apresenta o Skyros, o primeiro carro voador agrícola 100% elétrico e não tripulado do Brasil
Leia Mais
Pressionado por governadores, Hugo Motta adia votação do PL Antifacção para 18 de novembro
Leia Mais
Defesas de réus do núcleo militar negam envolvimento em plano para matar Moraes e Lula
Leia Mais
Derrite apresenta 4º relatório do PL Antifacção e ajusta destinação de recursos da PF
Municípios