Política
Fábio Trad se desliga do PSD e afirma: "Escolho a democracia com clareza e sem ambiguidades"
Ex-deputado deixa o partido após quase uma década e critica a polarização e o extremismo no cenário político nacional
05/07/2025
08:00
DA REDAÇÃO
©ARQUIVO
O ex-deputado federal Fábio Trad anunciou nesta terça-feira (2) seu desligamento do Partido Social Democrático (PSD), legenda à qual esteve filiado desde 2015. Em pronunciamento divulgado nas redes sociais, Trad justificou a decisão com base em mudanças no cenário político e na crescente polarização, especialmente com o avanço da extrema-direita.
“Hoje encerro com respeito e gratidão o meu ciclo no PSD”, escreveu o ex-parlamentar, ao agradecer a convivência com o presidente nacional da sigla, Gilberto Kassab, e demais correligionários. “Foram anos de convivência respeitosa, mesmo quando divergimos. Foram muitas as divergências, mas nunca foram sinônimo de ruptura.”
Ao anunciar a saída, Trad fez um duro posicionamento contra o extremismo político, sem citar nomes diretamente, mas apontando sua escolha pelo Estado Democrático de Direito. “Hoje, ou se é cúmplice do extremismo de direita, ou se está ao lado da democracia. Eu escolho a democracia com clareza e sem ambiguidades.”
Ele também associou sua decisão à redução do espaço para discursos moderados e centristas no Brasil, mencionando a ascensão global de líderes radicais. “Após a ascensão de Donald Trump e a articulação das forças políticas no país, o espaço para o espectro do centro estreitou-se até desaparecer.”
Mesmo fora do partido, Trad afirmou que continuará defendendo temas fundamentais como:
Justiça tributária: “Entre justiça tributária e corpos sociais, eu fico com a taxação dos bilionários.”
Estado laico: “Entre a fé usada como negócio político e o Estado laico, eu fico com respeito a todos os credos.”
Justiça social: “Entre uma responsabilidade fiscal que castiga os pobres e outra que cobra dos privilegiados, escolho a justiça social.”
Democracia autêntica: “Entre o saudosismo autoritário e o sonho de um Brasil autenticamente democrático, eu fico com os ideais daqueles que foram vítimas da ditadura.”
Fábio Trad deixou claro que seu desligamento do PSD não significa um afastamento da vida pública. Segundo ele, a decisão é uma busca por maior liberdade de expressão e independência em sua atuação política. “Saio do PSD para ter mais liberdade. Porque, às vezes, estar fora da política partidária é a melhor forma de servir o país”, concluiu.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
‘Um Dia Inesquecível’: crianças da Homex e Paulo Coelho Machado aprendem sobre água em visita à ETA Guariroba
Leia Mais
Junior Mochi apresenta propostas para reforçar saúde e segurança das mulheres em Coxim
Leia Mais
Senado aprova prorrogação do prazo para regularização de 32 mil imóveis na fronteira de MS até 2030
Leia Mais
Após mais de uma década de reivindicações, Dourados terá sua própria Ceasa
Municípios