Agronegócio / Política
Deputado Rodolfo Nogueira reage e tenta barrar suspensão do Plano Safra com PDL aprovado em comissão
Proposta do parlamentar de MS contesta portaria do governo federal que prevê corte de operações de financiamento rural
21/05/2025
15:54
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O deputado federal Rodolfo Nogueira (PL-MS) obteve nesta quarta-feira (21) a aprovação, na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR), de um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) que suspende os efeitos de dispositivo da Portaria 1.138/2024 do Ministério da Fazenda, que prevê a interrupção de novas operações do Plano Safra em caso de limitação orçamentária.
“Se não tem dinheiro, corte de outros ministérios e faça a previsão do Plano Safra para a safra seguinte”, disparou o parlamentar ao defender a proposta.
O PDL de Nogueira impede que o Tesouro Nacional suspenda contratações de crédito rural subvencionado, o que poderia afetar diretamente os produtores já em fase de preparação da próxima safra. A medida contestada permite que o governo, com base em limitações orçamentárias, determine aos bancos o bloqueio temporário das contratações do Plano Safra.
“O governo que susta a previsibilidade do Plano Safra é um governo despreparado. Nosso PDL garante que o financiamento vai estar disponível quando o produtor rural precisar”, afirmou Nogueira.
O parlamentar criticou duramente a postura do governo federal, afirmando que a medida gera insegurança ao setor que sustenta 30% dos empregos formais e tem papel estratégico no PIB brasileiro.
“Essa imprevisibilidade é uma medida sem responsabilidade, sem projeto nacional, e desrespeita o setor que coloca comida na mesa do brasileiro”, pontuou.
Após ser aprovado na Comissão de Agricultura, o projeto segue para análise nas comissões de Finanças e Tributação, e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Se for aprovado em todas as instâncias, segue para votação no plenário da Câmara e, posteriormente, para o Senado.
“Esse PDL é de suma importância para garantir previsibilidade ao produtor rural, segurança aos financiamentos e respeito ao setor que move o Brasil”, reforçou o deputado sul-mato-grossense.
Portaria 1.138/2024: autoriza o governo a suspender novas operações de crédito rural com subvenção caso o orçamento destinado ao Plano Safra esteja comprometido.
Plano Safra: programa essencial para o financiamento da agricultura brasileira, sobretudo para médios e grandes produtores que dependem de crédito para custeio, investimento e comercialização.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Zambelli quer acareação com Delgatti, mas só aceita se for por videoconferência
Leia Mais
Escolha de novos dirigentes do PT deve fortalecer base no MS e ampliar protagonismo nacional
Leia Mais
Sou mais velho que meus pais
Leia Mais
Refis 2025 de Campo Grande oferece até 80% de desconto em dívidas até sexta-feira (11)
Municípios