Política Internacional
Lula viaja à Rússia a convite de Putin com foco em mediação de paz e fortalecimento comercial
Presidente participará das celebrações pelos 80 anos da vitória soviética na Segunda Guerra e buscará reforçar papel diplomático do Brasil no conflito Rússia-Ucrânia
06/05/2025
07:15
DA REDAÇÃO
©ARQUIVO
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarca nesta terça-feira (6) para a Rússia, retomando sua agenda internacional com foco na diplomacia e na projeção do Brasil como possível mediador do conflito entre Rússia e Ucrânia. A viagem ocorre a convite do presidente Vladimir Putin e incluirá a participação de Lula nas celebrações pelos 80 anos da vitória da União Soviética sobre a Alemanha nazista, no tradicional feriado russo celebrado em 9 de maio.
Segundo integrantes do governo, Lula reforçará o posicionamento do Brasil como país com credenciais para atuar em negociações de paz, reafirmando a independência da política externa brasileira em relação a potências como Estados Unidos e União Europeia. A iniciativa também coincide com a presidência temporária do Brasil no Brics, grupo que Lula deseja inserir nas discussões multilaterais sobre a guerra.
"O Brasil pode contribuir para um acordo de paz duradouro", têm afirmado interlocutores do Planalto.
Além da cerimônia na Praça Vermelha, Lula terá uma reunião bilateral com Putin entre os dias 8 e 10 de maio, quando também deve tratar de questões comerciais e geopolíticas.
Entre os integrantes confirmados na comitiva brasileira está o presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre (União-AP). O Itamaraty ainda não divulgou oficialmente a lista de ministros que acompanharão o presidente.
Durante o encontro com Putin, Lula também pretende tratar do comércio bilateral, com destaque para fertilizantes, soja, carnes, café, amendoim e açúcar, produtos que compõem a pauta entre os dois países. Em 2024, a corrente de comércio Brasil–Rússia somou US$ 12,4 bilhões, com um déficit de US$ 9,5 bilhões para o lado brasileiro.
Participação no Desfile da Vitória, em 9 de maio, em Moscou
Reunião bilateral com Vladimir Putin, entre os dias 8 e 10
Propostas para mediação da paz entre Rússia e Ucrânia
Discussões sobre relações comerciais e investimentos bilaterais
Reforço à política externa independente do Brasil
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Governo de MS garante incentivos para nova fábrica de celulose da Bracell em Bataguassu
Leia Mais
Mudança de nome em Mato Grosso do Sul pode ser feita em cartório ou na Justiça; entenda as regras
Leia Mais
Assembleia Legislativa vota projeto que garante direitos de pessoas com neurofibromatose em MS
Leia Mais
INSS deve apresentar plano de devolução de descontos indevidos até a próxima semana
Municípios