Política / Câmara Federal
Rodolfo Nogueira propõe vedação de repasses da Lei Rouanet a projetos que contrariem valores cristãos
Deputado de MS argumenta que recursos públicos não devem financiar iniciativas que ofendam a fé da maioria da população brasileira
02/05/2025
09:15
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O deputado federal Rodolfo Nogueira (PL-MS) apresentou, nesta quarta-feira (30), o Projeto de Lei 1998/2025, que propõe proibir o uso de recursos da Lei Rouanet para projetos culturais que atentem contra valores cristãos. Segundo o parlamentar, a medida visa proteger princípios religiosos que fazem parte da base moral e cultural do Brasil.
“É inaceitável que recursos públicos oriundos dos pagadores de impostos sejam utilizados para promover conteúdos que ofendam a fé cristã, que orienta a vida da maioria dos brasileiros”, justificou Nogueira.
A proposta será analisada pelas comissões da Câmara dos Deputados.
De acordo com a argumentação do projeto, o Brasil é um país de maioria cristã, e isso deve ser levado em consideração na formulação das políticas públicas de fomento à cultura:
Segundo a ARDA (Association of Religion Data Archives), em 2020, 90,77% da população brasileira se identificava como cristã.
Já uma pesquisa do Datafolha, também de 2020, apontou que 81% dos entrevistados se declararam cristãos.
Para o deputado, isso evidencia que o cristianismo — em suas diversas denominações — compõe a base histórica, moral e cultural da sociedade brasileira, e, portanto, deve ser respeitado nos critérios de concessão de recursos da Lei de Incentivo à Cultura.
O projeto foi protocolado na Câmara e aguarda distribuição às comissões temáticas, onde será debatido antes de seguir para votação no plenário.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Gaeco realiza nova operação e cumpre diligências na Prefeitura de Coxim
Leia Mais
PRF intensifica fiscalização nas rodovias de MS durante o Carnaval 2026
Leia Mais
Câmara de Campo Grande vota projeto que proíbe uso de câmeras para aplicar multas de trânsito
Leia Mais
Carnaval pode gerar euforia ou exaustão emocional, alertam especialistas
Municípios