Brasil / Saúde
Governo amplia vacinação nas escolas e articula parcerias com setor privado para reduzir filas no SUS
Ministério da Saúde aposta em colaboração com hospitais e planos de saúde para acelerar diagnósticos e cirurgias, com foco especial no tratamento do câncer
29/04/2025
15:00
DA REDAÇÃO
Alexandre Padilha anunciou que está sendo desenvolvido um novo modelo de gestão para reduzir o tempo de espera por consultas, exames e cirurgias no Sistema Único de Saúde - Foto: Walterson Rosa/MS
O Ministério da Saúde apresentou nesta terça-feira (29), após reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, um plano estratégico para reduzir o tempo de espera no SUS e aumentar a cobertura vacinal no país. Os anúncios foram feitos pelo ministro Alexandre Padilha, que destacou a busca por parcerias com o setor privado e a continuidade da campanha de vacinação nas escolas.
“É fundamental novas parcerias com o setor privado para aproveitar a capacidade ociosa que muitos desses serviços têm”, afirmou Padilha.
Segundo o ministro, o Governo Federal vai formalizar parcerias com hospitais privados, operadoras de planos de saúde e serviços da medicina suplementar para acelerar atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O novo modelo de gestão visa:
Reduzir o tempo de espera para consultas, exames e cirurgias;
Cumprir os prazos legais para diagnóstico e tratamento do câncer (30 dias para diagnóstico, 60 dias para início do tratamento);
Ampliar o atendimento especializado, especialmente em regiões com maior demanda reprimida.
Padilha informou que a iniciativa será coordenada entre o Ministério da Saúde, a Casa Civil e outras pastas estratégicas.
A campanha nacional de vacinação nas escolas atingiu recorde histórico, com a participação de mais de 110 mil instituições de ensino, a maior desde 2007. Foram vacinadas crianças e adolescentes com até 15 anos, com doses de:
HPV
Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola)
DTP (tríplice bacteriana)
Febre amarela
Meningocócica ACWY
“A cobertura da vacina do HPV já ultrapassou 80% entre o público feminino, e a tendência é aumentar ainda mais com a campanha nas escolas”, disse Padilha.
O ministro também anunciou o retorno do “Dia D” de vacinação, com a primeira ação marcada para o próximo 10 de maio, véspera do Dia das Mães, com foco na imunização contra a gripe (influenza).
“O Brasil vai voltar a ter dias D nacionais de campanha de vacinação, interrompidos no governo anterior. Vamos mobilizar todo o país”, declarou Padilha.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Simpi soluciona custo de Energia para Pequenas Empresas, sem investimento inicial
Leia Mais
O infame julgamento de Cristo e o perfil de um magistrado.
Leia Mais
Sarah Raíssa: Projeto para proteger crianças nas redes sociais entra em debate e Kemp apresenta proposta
Leia Mais
Vereador Carlão cobra repasse de emendas a entidades sociais e critica veto do Executivo ao FMIS
Municípios