Campo Grande (MS), Quarta-feira, 02 de Abril de 2025

AMPLA VISÃO

Quando o PT sairá do Governo do PSDB?

Aliados do governador Eduardo Riedel questionam permanência do PT na gestão tucana e apontam incoerências ideológicas. Bastidores indicam possível rompimento à medida que a sucessão presidencial se define.

20/03/2025

22:45

MANOEL AFONSO

🏛️ OPORTUNA

Assim pode ser classificada a pergunta do título acima. Nos bastidores da Assembleia, o assunto ganha espaço a cada semana que passa. O que até era evitado, passou a ser abordado por deputados da base aliada. Eles admitem certo desconforto crescente devido à presença efetiva do PT na administração do PSDB.

🔍 RAZÕES

Argumentam que essa convivência seria incoerente do ponto de vista ideológico e partidário. Aliás, já se nota questionamentos pela cessão de espaços administrativos ao PT, que poderiam, sim, estar sendo ocupados pelos partidários e aliados da atual gestão que defende princípios antagônicos dos petistas.

🚪 DESEMBARQUE

“Quando o PT vai desembarcar do Governo?” Foi a pergunta que fiz na quarta-feira ao deputado Zeca do PT. Ele apenas sorriu sem nada dizer. Sua postura sinaliza a tática de se ganhar tempo enquanto aguarda a decisão de Brasília sobre a sucessão presidencial. Neste interregno, o PT desfruta das benesses do poder.

💰 BOM NEGÓCIO

“O que efetivamente o PT retribui pela sua participação na gestão com dezenas de cargos e vantagens políticas?” O desabafo do parlamentar aliado foi complementado por ele próprio com a frase irônica: “Seria a compensação pela postura e manifestações de apoio dos petistas sobre a gestão tucana?”

🔄 COMPLICADO

Ciente do tradicional voto conservador no Mato Grosso do Sul, o PT vai municiar suas lideranças para o enfrentamento nacional, onde o governador Eduardo Riedel estará no lado oposto. Desta forma, essa convivência PT-PSDB vai sendo vista como uma incongruência política. Governo precisa, sim, administrar tendo adversário.

🔮 FUTURO

Candidato em 2026, Eduardo Riedel tem identificação e apoio do eleitor anti-PT, conservador, do centro, bolsonarista. Apesar da formação técnica, seu discurso não poderá negar suas ideias liberais, da defesa do direito de propriedade, da livre iniciativa. Seus aliados e partidários exigirão posições firmes e definidas, pois ele é visto como liderança nacional de resistência ao PT.

🎭 UNÂNIMIDADE

Ela não é aconselhável em todos segmentos ou situações onde o ser humano se faz presente. O jornalista Nelson Rodrigues deixou aquela frase que não esquecemos. Mas na política, é essencial que se tenha críticos e adversários. A crítica é fator motivacional para aperfeiçoamento de nossa conduta social e política.

❌ BONZINHO

Personagem que não prospera na política. O imperador Dom Pedro II era tido como bonzinho e acabou tirado da cama e colocado num navio rumo a Portugal. Se você listar os grandes personagens da história política da humanidade, encontrará na maioria deles o registro de embates contra adversários e inimigos, de matar e morrer. Não há heróis sem adversários.

🏛️ LEMBRANÇAS

O passado nos ensina coerência política. Nos tempos da UDN e PSD, só os vitoriosos tinham direito às benesses. Wilson B. Martins, por exemplo, seguiu a receita de Fernando C. da Costa: os adversários tinham que se conformar com a ‘quarentena’ de vacas magras. Não era ódio. Apenas uma prática natural.

🔚 RESUMINDO

À medida que a sucessão nacional se definir com Lula candidato, o Governo Estadual efetivará o desmonte da parceria com o PT. Enquanto isso, os deputados petistas aproveitam: se ‘pegam leve’ nas críticas ao Governo Estadual, pegam pesado ao exaltarem o Governo Lula, com comparações ao Governo Bolsonaro. O pior: poucas vezes os parlamentares governistas rebatem essas colocações.

🌱 RODOLFO NOGUEIRA

Antes alvo de previsões céticas quanto ao seu potencial, agora ganha elogios pela fidelidade e postura partidária que lhe proporciona ganho de espaço. Ele foi eleito (32 a favor e 2 em branco) presidente da poderosa Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural. Político tem que ter posição.

⚖️ CONSEQUÊNCIAS

Primeiro foi a boa articulação que garantiu a eleição de Gianni Nogueira ao cargo de vice-prefeita de Dourados. Agora vem do próprio Bolsonaro a confirmação do nome dela como candidata ao Senado pelo PL, com apoio das mais expressivas lideranças do partido. Já se pergunta: ela repetirá o feito de Soraya Thronicke?

🔥 POLÊMICA

Decisão judicial abriu espaço para a suplente Glaucia Iunes (PDT) pedir a vaga do deputado Lucas de Lima por infidelidade partidária. Lucas teria deixado o PDT amparado na decisão do TRE-MS, mas que foi reformada pelo TSE. A ação dela se baseia no princípio de que o mandato dele é do PDT. Lucas recorreu da decisão. Fortes emoções. Haja Lexotan!

⏳ INDEFINIÇÕES

Para chegar ao poder, é preciso antes escolher o caminho certo. É esse princípio que está ‘martelando’ a cachola de vários políticos com vistas a 2026. Qual o rumo ideal? PL, PSD, Podemos ou Republicanos? Esse conglomerado de opções parece ter tempo certo para o quadro definitivo. Só namoro por enquanto. Nada sério.

👀 VEJAMOS

O ex-governador Reinaldo Azambuja lidera pesquisa da Ranking, mas isso não basta. Ele espia as articulações partidárias nacionais para prever as consequências no MS. Parceiro de Tereza Cristina, ele sabe que precisa retribuir aquele apoio dado por Bolsonaro ao Beto Pereira. E como conviver com o deputado João Catan, bolsonarista raiz, crítico do Governo Riedel?

📊 PESQUISA

Igual a horóscopo. Você pode desconfiar, mas vale dar uma conferida. O quadro da Ranking mostra Riedel aprovado e, para o Senado, traz o deputado Gerson Claro como novidade. Mesmo atrás de Reinaldo e Nelsinho Trad, Gerson supera nomes, inclusive a senadora Soraya Thronicke. Sobre isso, Gerson vem se portando bem: nem sim, nem não, talvez.

🎯 COERÊNCIA

Em 2024, a postura do eleitorado petista no 2º turno teria derrotado Rose Modesto. Mesmo ciente dos riscos de perder, ela não se aproximou do PT e nem fez acenos. Agora, com espaço atuante no Senado, já é vista como uma das possíveis mais votadas para a Câmara Federal. Além disso, tem a simpatia do governador Riedel.

⚖️ JUSTIÇA

Quando vejo um punhado de políticos de cores diferentes tentando pegar carona na ponte da Rota Bioceânica no rio Paraguai, lembro do papel fundamental de Carlos Marun. Como ministro do Governo Temer e conselheiro da Itaipu, Marun foi o grande articulador para viabilizar os recursos. Ninguém pode tirar esse mérito dele.

🔍 SINAIS

Pela fala do deputado Vander Loubet, o PT trabalha com o projeto de contar com o MDB nacionalmente e, por consequência, garantindo espaço para a ministra Simone Tebet no cenário local. ‘Data Venia’, pelos nomes já postos, seria uma aposta difícil. Ela e a senadora Soraya Thronicke ficaram estigmatizadas junto ao eleitorado.


 


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal do Estado MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: