POLÍTICA
Riedel destaca sustentabilidade e municipalismo no Urban 20, evento do G20 no Rio de Janeiro
Governador de Mato Grosso do Sul representou estados e governadores brasileiros, abordando governança climática e projetos de sustentabilidade.
16/11/2024
16:35
SECOM
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, foi o porta-voz de todos os estados e governadores do Brasil na abertura do Urban 20 (U20), fórum que reúne prefeitos do G20, realizado nesta sexta-feira (15) no Rio de Janeiro. Riedel destacou ações inovadoras em sustentabilidade e municipalismo durante o painel "Compromisso com a Ação: a Abordagem Brasileira para uma Governança Climática Multinível".
Representando os 27 governadores do país, Riedel enfatizou a importância da articulação entre União, estados e municípios na formulação de políticas públicas, especialmente no enfrentamento das mudanças climáticas. Ele usou como exemplo a resposta aos incêndios no Pantanal, que, em 2024, mesmo em condições mais críticas que as de 2020, foram mitigados graças a uma governança integrada.
“Com a atuação conjunta do Corpo de Bombeiros Militar, Exército, Marinha, Ibama e brigadistas, conseguimos minimizar os danos e dar respostas eficazes ao enfrentamento do fogo. Isso mostra como uma gestão coordenada pode fazer a diferença em situações de crise”, afirmou.
Riedel também destacou o Roadmap Estado Carbono Neutro, programa iniciado em 2024 em Mato Grosso do Sul, que mapeia ações municipais voltadas à neutralização de carbono. Até agora, dois terços dos municípios do Estado já aderiram ao projeto, e a meta é incluir todos até março de 2025.
“A ideia é entender as demandas locais relacionadas às questões climáticas, como infraestrutura, ocupação do solo e transporte, para propor soluções que sejam viáveis e integradas. Os resultados serão apresentados no II Fórum Estadual de Mudanças Climáticas, previsto para o final de novembro”, explicou.
Riedel ressaltou a centralidade dos municípios no desenvolvimento do Estado:
“Em Mato Grosso do Sul, não conduzimos o Estado sem a participação ativa dos 79 municípios. Essa capacidade de ouvir e atender às demandas locais tem sido crucial para nosso desenvolvimento.”
O Urban 20 marcou o início das ações do G20 no Brasil, que terá seu ponto alto na Cúpula de Líderes, nos dias 18 e 19 de novembro, no Museu de Arte Moderna (MAM), no Rio de Janeiro. A agenda do evento inclui discussões sobre inclusão social e transições energéticas.
O governador concluiu sua fala enfatizando a importância de ações coordenadas:
“Estados e municípios têm mostrado como uma governança colaborativa pode gerar resultados positivos para a sociedade. Mato Grosso do Sul é um exemplo vivo disso, mas há muitos outros casos pelo Brasil que merecem destaque.”
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Dino acompanha Moraes e vota por condenação de Bolsonaro e aliados no julgamento da trama golpista
Leia Mais
Militares pedem que Bolsonaro não seja preso em quartel para evitar nova onda de manifestações
Leia Mais
Correios em MS oferecem renegociação de dívidas com até 99% de desconto; confira lista completa de agências
Leia Mais
Operação Spotless: Gaeco mira fraude de R$ 15 milhões em Terenos e prende prefeito, vereadores, secretários e empresários
Municípios