POLÍTICA
Riedel destaca sustentabilidade e municipalismo no Urban 20, evento do G20 no Rio de Janeiro
Governador de Mato Grosso do Sul representou estados e governadores brasileiros, abordando governança climática e projetos de sustentabilidade.
16/11/2024
16:35
SECOM
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, foi o porta-voz de todos os estados e governadores do Brasil na abertura do Urban 20 (U20), fórum que reúne prefeitos do G20, realizado nesta sexta-feira (15) no Rio de Janeiro. Riedel destacou ações inovadoras em sustentabilidade e municipalismo durante o painel "Compromisso com a Ação: a Abordagem Brasileira para uma Governança Climática Multinível".
Representando os 27 governadores do país, Riedel enfatizou a importância da articulação entre União, estados e municípios na formulação de políticas públicas, especialmente no enfrentamento das mudanças climáticas. Ele usou como exemplo a resposta aos incêndios no Pantanal, que, em 2024, mesmo em condições mais críticas que as de 2020, foram mitigados graças a uma governança integrada.
“Com a atuação conjunta do Corpo de Bombeiros Militar, Exército, Marinha, Ibama e brigadistas, conseguimos minimizar os danos e dar respostas eficazes ao enfrentamento do fogo. Isso mostra como uma gestão coordenada pode fazer a diferença em situações de crise”, afirmou.
Riedel também destacou o Roadmap Estado Carbono Neutro, programa iniciado em 2024 em Mato Grosso do Sul, que mapeia ações municipais voltadas à neutralização de carbono. Até agora, dois terços dos municípios do Estado já aderiram ao projeto, e a meta é incluir todos até março de 2025.
“A ideia é entender as demandas locais relacionadas às questões climáticas, como infraestrutura, ocupação do solo e transporte, para propor soluções que sejam viáveis e integradas. Os resultados serão apresentados no II Fórum Estadual de Mudanças Climáticas, previsto para o final de novembro”, explicou.
Riedel ressaltou a centralidade dos municípios no desenvolvimento do Estado:
“Em Mato Grosso do Sul, não conduzimos o Estado sem a participação ativa dos 79 municípios. Essa capacidade de ouvir e atender às demandas locais tem sido crucial para nosso desenvolvimento.”
O Urban 20 marcou o início das ações do G20 no Brasil, que terá seu ponto alto na Cúpula de Líderes, nos dias 18 e 19 de novembro, no Museu de Arte Moderna (MAM), no Rio de Janeiro. A agenda do evento inclui discussões sobre inclusão social e transições energéticas.
O governador concluiu sua fala enfatizando a importância de ações coordenadas:
“Estados e municípios têm mostrado como uma governança colaborativa pode gerar resultados positivos para a sociedade. Mato Grosso do Sul é um exemplo vivo disso, mas há muitos outros casos pelo Brasil que merecem destaque.”
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Governo planeja aumentar isenção do imposto de renda para R$ 3.036 em 2025
Leia Mais
Prefeita de Bataguassu impulsiona parcerias estaduais para transformar a cidade
Leia Mais
Novos valores e regras do salário-família em 2025: saiba quem tem direito e como solicitar
Leia Mais
Aulas voltam em fevereiro em MS com uso de celulares proibido
Municípios