LITERATURA
Com Henrique Medeiros, MS tem lugar cativo em importante colegiado da literatura brasileira
Escritor sul-mato-grossense assumiu a presidência do Fórum das Academias Estaduais de Letras
15/10/2024
15:00
EDSON MORAES
Henrique Medeiros e Merval Pereira, presidentes da ASL e ABL: literatura em alta no País
Com dezenas de livros, artigos e outras contribuições, o presidente da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras (ASL), Henrique de Medeiros, protagoniza um dos grandes momentos da cultura estadual. Na noite de segunda-feira, 14, em concorrida cerimônia no Rio de Janeiro, ele se tornou o primeiro presidente do Fórum Brasileiro das Academias Estaduais de Letras.
A histórica investidura, realizada na sede da Academia Brasileira de Letras (ABL), sacramenta um maiúsculo reconhecimento aos autores e criadores literários e culturais de Mato Grosso do Sul, em toda sua história. O presidente da Academia Brasileira de Letras (ABL), Merval Pereira, e outros imortais, prestigiaram o evento. No seu discurso de posse, Medeiros disse que o Fórum foi criado para ser uma referência da literatura nacional. “O País tem uma grande diversidade cultural e produção literária também diversa", enfatizou.
Para ele, o Fórum vem contribuir com os objetivos de “fortalecer, unir e fomentar as Academias Estaduais de Letras, “que são as oficiais e tradicionais do país, promovendo a língua portuguesa, as letras e a cultura”. Por sua vez, Merval Pereira destacou a importância do fortalecimento da palavra e do pensamento, condição oferecida pela literatura. Ele presidiu o ato, que reuniu outros notáveis, entre os quais escritor gaúcho Carlos Nejar, um dos maiores poetas brasileiros; os imortais Ricardo Cavaliere e Arno Wehling, da ABL; e o maranhense Salgado Maranhão, poeta e letrista de MPB (Música Popular Brasileira).
Marcelo Miranda, secretário estadual de Turismo, Esporte e Cultura (Setesc), foi representado pelo jornalista e escritor Bosco Martins, que deu destaque à presença dos importantes representantes da literatura brasileira e exaltou a criação do Fórum: "A literatura é transformadora. E o Fórum tem o foco na valorização das culturas regionais. Temos autores como Manoel de Barros, Raquel Naveira, Sylvia Cesco e outros autores geniais. Este espaço fará a diferença para a literatura sul-mato-grossense”, sublinhou.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
"O eleitor só observa, decisão vem depois"
Leia Mais
Contribuintes podem acionar Justiça para recuperar IOF, mas decisão do STF ainda gera incertezas
Leia Mais
Cooperativismo entra na formação de aprendizes e fortalece inclusão produtiva da juventude
Leia Mais
MPMS abre investigação sobre exames de raio-X no Hospital Regional de MS e cobra plano de modernização
Municípios