SAÚDE
Existe tratamento gratuito para parar de fumar?
Curiosidades sobre o cigarro e o tabagismo
19/06/2024
16:22
ANA KARLA SOUZA
©DIVULGAÇÃO
O tabagismo é reconhecido como uma doença crônica causada pela dependência à nicotina presente nos produtos à base de tabaco.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que o tabaco mata mais de 8 milhões de pessoas por ano. Mais de 7 milhões dessas mortes resultam do uso direto desse produto, enquanto cerca de 1,2 milhão é o resultado de pessoas expostas ao fumo passivo.
Pensando nisso, confira agora algumas curiosidades sobre o cigarro e o tabagismo:
1. Como o cigarro age quimicamente no organismo?
A fumaça do cigarro é inalada para os pulmões, distribuindo-se para o sistema circulatório fazendo com que a nicotina chegue de sete a 19 segundos ao cérebro. Além disso, o fluxo sanguíneo capilar pulmonar é rápido, e todo o volume de sangue do corpo percorre os pulmões em um minuto. Dessa forma, as substâncias inaladas pelos pulmões espalham-se pelo organismo com uma velocidade quase igual à de substâncias introduzidas por uma injeção intravenosa.
2. O que causa a dependência do cigarro?
A nicotina, que é encontrada em todos os derivados do tabaco (cigarro, charuto, cachimbo, cigarro de palha, narguilé, entre outros) é a droga que causa dependência. Essa substância é psicoativa, isto é, produz a sensação de prazer, o que pode induzir ao abuso e à dependência.
3. Existe tratamento gratuito para parar de fumar?
Sim. Desde 2002, o Ministério da Saúde juntamente com as secretarias estaduais e municipais de Saúde vem organizando uma rede de unidades de saúde do SUS para oferecer tratamento do tabagismo para os fumantes que desejam parar de fumar. O tratamento é realizado por profissionais de saúde e composto de uma avaliação individual, passando depois por consultas individuais ou sessões de grupo de apoio, nas quais o paciente fumante entende o papel do cigarro e dos outros produtos derivados de tabaco na sua vida, recebe orientações de como deixar de fumar, como resistir à vontade de fumar, e principalmente como viver sem produtos derivados de tabaco. Procure o coordenador do controle de tabagismo no seu Estado, município ou postos de saúde próximos de sua casa ou do trabalho, e se informe sobre os locais e horários de tratamento do tabagismo.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Cassems lança rede própria de análises clínicas em outubro com o Lab Cassems
Leia Mais
Deputada Lia Nogueira reforça protagonismo feminino na abertura do 13º Encontro de Bombeiras Militares em MS
Leia Mais
Sicoob entra no ranking das 35 maiores empresas do Brasil, segundo Exame
Leia Mais
Jovens cristãos promovem mutirão de doação de sangue em Campo Grande para reabastecer o Hemosul
Municípios