Política
Nelsinho Trad garante aprovação de acordo no Senado que permite mobilidade a engenheiros, arquitetos e agrônomos no Mercosul
Profissionais poderão atuar por até quatro anos em países do bloco sem necessidade de revalidação de diplomas; medida favorece a Rota Bioceânica
02/10/2025
12:00
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O Senado aprovou, nesta quarta-feira (1º), o Projeto de Decreto Legislativo 394/2024, que ratifica o Acordo Marco do Mercosul para reconhecimento e exercício temporário de profissões como engenharia, arquitetura, agronomia, geologia e agrimensura entre os países do bloco.
A proposta, relatada e conduzida com protagonismo pelo senador Nelsinho Trad (PSD-MS), permitirá que profissionais dessas áreas atuem em outros países do Mercosul por até quatro anos, com registro provisório, sem a exigência de revalidação de diplomas. O texto segue agora para promulgação.
Relator e presidente da Comissão de Relações Exteriores (CRE), Nelsinho pediu urgência para a votação em Plenário e destacou o empenho de entidades representativas:
“É uma pauta justa, a gente soube levar ela com a maior e melhor celeridade possível. Quero registrar também o empenho da presidente do Crea-MS, Vânia Melo, e do assessor Juliano Vaka, que atuou incansavelmente para viabilizar essa pauta”, afirmou o senador.
O presidente do Confea, Vinícius Marchese, celebrou a conquista:
“Quero agradecer ao senador Nelsinho Trad por defender, ajudar e atender os engenheiros do Brasil e nosso sistema. Essa aprovação é um marco para o intercâmbio profissional no Mercosul.”
Nelsinho Trad destacou que a medida é especialmente relevante para estados fronteiriços, como Mato Grosso do Sul, que faz divisa com Paraguai e Bolívia:
“Esse acordo elimina barreiras artificiais, impulsiona projetos, facilita a logística e aproxima ainda mais os povos dos países vizinhos”, disse.
Segundo o parlamentar, o acordo também cria condições para que profissionais atuem rapidamente na Rota Bioceânica, corredor que promete reduzir em quase 10 mil quilômetros a distância entre a produção brasileira e os mercados da Ásia, utilizando os portos do Chile.
“Essa iniciativa foi muito bem engenhada, muito bem liderada pelo presidente Vinícius, e o Senado coroa essa tramitação com chave de ouro”, completou Nelsinho.
Nesta quinta-feira (2), o governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, e o presidente do Paraguai, Santiago Peña, visitarão as obras da ponte internacional que integra a rota, reforçando a cooperação política e a importância estratégica da integração regional.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Daniel Vorcaro deixa CDP de Guarulhos com tornozeleira eletrônica após decisão da Justiça Federal
Leia Mais
Moraes dá cinco dias para defesa de Augusto Heleno comprovar diagnóstico de Alzheimer
Leia Mais
Palmeiras e Flamengo disputam neste sábado o tetracampeonato da Libertadores em duelo que marca o auge da rivalidade recente
Leia Mais
Mega-Sena pode pagar R$ 27 milhões neste sábado; apostas seguem abertas até as 20h, horário de Basília
Municípios