ANTÔNIO JOÃO
Antônio João celebra 60 anos de emancipação política
Conforme último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, cidade tem 9.303 mil habitantes
18/03/2024
08:15
CLARA FARIAS
Praça com estátua em homenagem a Antônio João (Foto: Reprodução)
O município de Antônio João, a 319 quilômetros distante de Campo Grande, comemora nesta segunda-feira (18) 60 anos de emancipação político-administrativa. Conforme o último Censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a cidade tem 9.303 mil habitantes.
O município recebeu o nome em homenagem ao tenente Antônio João Ribeiro, considerado herói da Guerra do Paraguai de 1864. Ele combateu as primeiras invasões dos militares paraguaios e se destacou pela bravura na defesa do país. Antônio João faleceu em 29 de dezembro de 1864, liderando um grupo de apenas 15 brasileiros contra 300 soldados paraguaios nas margens do Rio Dourados.
Vitoriano Gomes foi o primeiro morador registrado das terras de Antônio João. Em 3 de dezembro de 1938, Eugênio Penzo chegou à região, onde adquiriu uma área de 5 mil hectares. Anos depois, a terra foi arrematada pelo interventor federal Julio Stubing Muller e então foi preciso estabelecer uma nova comunidade.
Eugênio Penzo foi considerado pioneiro na formação e desenvolvimento do local. O distrito foi oficializado pela Lei nº 135, em 28 de setembro de 1948, enquanto o município foi criado pela Lei nº 2.142, em 18 de março de 1964. A cidade fica localizada na região de fronteira com o Paraguai.
As comemorações para o aniversário do município foram realizadas no último final de semana, e não há previsão de eventos para hoje nas páginas oficiais da prefeitura.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Bolsonaro é diagnosticado com inflamação no esôfago e cancela agendas de julho por recomendação médica
Leia Mais
Fábio Trad deixa o PSD, critica guinada à direita e anuncia realinhamento com a esquerda
Leia Mais
TJMS mantém suspensão de reajuste salarial em Ivinhema e reafirma ilegalidade por violação à LRF e anterioridade
Leia Mais
TCE-MS propõe programa de parcelamento de multas com descontos de até 75% para prefeituras e órgãos públicos
Municípios