ECONOMIA
Prazo para contribuinte quitar dívidas com a Receita Federal começa na sexta-feira, 5
Recurso teria início nesta terça, mas devido a problemas técnicos foi adiado para amanhã
05/01/2024
07:30
NATÁLIA OLLIVER
Prazo para contribuinte quitar dívidas com a Receita Federal é adiado para esta sexta (5). Recurso teria início na terça (2), mas devido a problemas técnicos foi adiado para amanhã. Pessoas e empresas poderão quitar as dívidas tributárias sem multa ou juros. O prazo de adesão ao programa Autorregularização Incentivada de Tributos vai até 1º de abril de 2024.
A medida permite o pagamento do valor principal, desistindo de eventuais ações na Justiça em troca do perdão dos juros e das multas de mora. O contribuinte pagará 50% do débito como entrada e parcela o restante em 48 meses. Quem não aderir à autorregularização pagará multa de mora de 20% do valor da dívida.
Somente débitos com a Receita Federal podem ser autorregularizados. O programa não abrange a dívida ativa da União, quando a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional passa a cobrar o débito na Justiça.
O programa permite a inclusão, na renegociação, de tributos não constituídos (não confessados pelo devedor) até 30 de novembro de 2023, mesmo nos casos em que o Fisco tenha iniciado procedimento de fiscalização. Também podem ser incluídos tributos constituídos (confessados pelo devedor) entre 30 de novembro de 2023 e 1º de abril de 2024.
De acordo com a Receita, será retirado da renegociação especial quem deixar de pagar três parcelas consecutivas ou seis alternadas. Caso o devedor deixe de pagar uma parcela, estando pagas as demais, também será excluído da autorregularização.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Câmara dos Deputados rejeita cassação do mandato de Carla Zambelli, mesmo após condenação definitiva pelo STF
Leia Mais
Câmara decide suspender Glauber Braga por seis meses e evita cassação do mandato
Leia Mais
Hugo Motta notifica Eduardo Bolsonaro sobre processo que pode levar à perda do mandato por faltas
Leia Mais
Justiça Federal suspende benefícios vitalícios de Jair Bolsonaro durante período de prisão
Municípios