POLÍTICA
Governador em exercício, Gerson Claro sanciona lei para redução das taxas cartorárias
Projeto foi aprovado há duas semanas na Assembleia Legislativa
27/12/2023
08:25
MIDIAMAX
RENATA PORTELA
©ARQUIVO
Nesta quarta-feira (27), o governador em exercício Gerson Claro (PP), sancionou a lei para redução dos emolumentos cartorários (as taxas cartorárias). A tabela com os valores fixados está disponível no Diário Oficial do Estado.
O projeto originalmente elaborado pelo TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) foi protocolado em novembro na Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul). Após debates e votações, a proposta foi aprovada em 14 de dezembro.
A lei prevê reajuste dos valores dos emolumentos, com redução em até 75% o valor do registro e escritura de casas financiadas pelo FAR (Fundo de Arrendamento Residencial) e FDS (Fundo de Desenvolvimento Social).
As casas do Minha Casa Minha Vida terão os valores de registro e escritura reduzidos em 50% dos emolumentos. A discussão pela revisão das taxas cartorárias já dura seis anos em Mato Grosso do Sul.
Em 2017, foi apresentada uma primeira versão da revisão, amplamente contestada pelos cartórios no Estado, que reclamavam da perda na arrecadação.
Após audiências públicas e adiamento de votação, o projeto foi retirado da Casa em 2019. Neste ano, após assumir a presidência do TJMS, o desembargador Sérgio Martins assumiu como meta reapresentar a proposta.
Confira a lei na íntegra e como ficarão as taxas cartorárias:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Namorada virtual de adolescente que matou os pais é apreendida em Mato Grosso
Leia Mais
Nelsinho Trad destina R$ 800 mil para modernizar a saúde pública em três municípios de MS
Leia Mais
Moraes nega pedido da defesa de Bolsonaro e reforça que não aceitará 'tumulto processual'
Leia Mais
Câmara Municipal de Campo Grande discute veto à criação da Fundação de Cultura e projetos sociais prioritários
Municípios