ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
ALEMS realiza sessão solene em homenagem à comunidade nipo-brasileira
A solenidade foi proposta pelo deputado estadual Roberto Hashioka
26/06/2023
07:30
HELOÍSE GIMENES
©ARQUIVO
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), por proposição do deputado Roberto Hashioka (União), prestará homenagem à comunidade nipo-brasileira com a entrega da Comenda do Mérito da Comunidade Japonesa “Terra do Sol Nascente”. A sessão solene será realizada na noite desta quarta-feira (28), a partir das 19h, no Plenário Deputado Júlio Maia.
“Os primeiros imigrantes japoneses chegaram ao Brasil em 1908 no navio Kasato Maru que aportou em Santos com 791 imigrantes. A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul abre suas portas para celebrar os 115 anos da imigração japonesa no Brasil. É o reconhecimento do Parlamento à comunidade nipo-brasileira, que ajudou no desenvolvimento de Mato Grosso do Sul”, destacou Hashioka.
Instituída pela Resolução 6 de 2023, a Comenda é alusiva ao Dia Estadual da Comunidade Japonesa, instituído pela Lei 1.979 de 1999, e comemorado, todos os anos em 18 de junho. A honraria será concedida a pessoas integrantes ou descendentes da comunidade japonesa e a entidades que tenham prestado relevantes serviços à sociedade.
O nome da Comenda, conforme o deputado Roberto Hashioka, remete à etimologia da palavra “Japão”, que é origem do sol ou onde o sol se origina. O Japão recebeu esse nome durante a Dinastia Sui (589 – 618 depois de Cristo). “Quando os povos orientais olhavam para o leste do globo terrestre, onde o Japão está localizado, eles enxergavam a direção do amanhecer e, dessa forma, eles passaram a chamá-lo de ‘Terra do Sol Nascente’, motivo pelo qual a bandeira japonesa apresenta um círculo vermelho representando o astro”, explicou o parlamentar.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
"O eleitor só observa, decisão vem depois"
Leia Mais
Contribuintes podem acionar Justiça para recuperar IOF, mas decisão do STF ainda gera incertezas
Leia Mais
Cooperativismo entra na formação de aprendizes e fortalece inclusão produtiva da juventude
Leia Mais
MPMS abre investigação sobre exames de raio-X no Hospital Regional de MS e cobra plano de modernização
Municípios