POLÍTICA
Jerson Domingos apresenta projeto de reajuste de 12% aos servidores do TCE-MS na Alems
Reajuste dará impacto de R$ 1,5 milhões na folha salarial do TCE
24/05/2023
12:20
MIDIAMAX
MARIANE CHIANEZI
Presidente do TCE-MS, Jerson Domingos ©Mariane Chianezi
O presidente do TCE-MS (Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul), Jerson Domingos, foi até a Alems (Assembleia Legislativa) apresentar projeto de reajuste salarial dos servidores do órgão. Proposta de 7% apresentada será somada aos 5% de reajuste proposto pelo Executivo a todos os servidores dos poderes.
Em entrevista, o presidente disse que reajuste de 12% dará impacto de R$ 1,5 milhão na folha salarial do TCE-MS. “Os 5% é proposto por todos os poderes que é a reposição da perda salarial do ano passado. Agora, o aumento salarial está sendo proposto hoje. Estamos propondo um acréscimo de 7% estendendo aos efetivos, comissionados, pensionistas e aposentados. É linear a todos”, afirma.
Aprovado pelo legislativo, o reajuste salarial dos servidores do TCE passará a valer a partir de junho, explicou o presidente.
O Governo de Mato Grosso do Sul oficializou no dia 17 de maio, em publicação no DOE-MS (Diário Oficial do Estado), o reajuste de 5% para os servidores públicos estaduais. A medida publicada agora é retroativa ao dia 1º de maio.
Conforme a Lei 6.052, os servidores terão o reajuste sobre o vencimento-base ou sobre algumas gratificações e vantagens pagas a uma classe de trabalhadores. Entre os adicionais que também recebem o reajuste de 5% estão anuênio, vantagem pessoal e incorporação.
O reajuste também é aplicado sobre o salário aposentados e pensionistas. A publicação é assinada pelo governador Eduardo Riedel (PSDB).
Quando enviou à Assembleia Legislativa o projeto de reajuste, o governador Riedel reforçou que o aumento dado aos servidores era superior à inflação, visto que o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) nos últimos 12 meses, até abril, ficou em 4,65%.
A aprovação do reajuste na Assembleia Legislativa aconteceu no último dia 10 de maio, em semana que antecipou a publicação no DOE.
Ainda em abril, o governador lembrou que os servidores já tiveram reajuste zero, mas defendeu a medida como reflexo da economia à época. "Já tivemos reajuste de zero, mas como situação adversa da economia recente, sem reposição".
De acordo com o presidente da Casa, deputado estadual Gerson Claro (PP), todos os poderes discutiram em conjunto para aplicar o mesmo índice aos servidores.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Arauco lança portal do Plano Estratégico Socioambiental do Projeto Sucuriú em Inocência (MS)
Leia Mais
Hacker afirma que Carla Zambelli mandou invadir sistema do CNJ para desacreditar Justiça
Leia Mais
PSD articula com Riedel para lançar candidato ao Senado em 2026
Leia Mais
PF prende “Careca do INSS” em operação contra fraudes bilionárias em aposentadorias
Municípios