POLÍTICA
Governador, deputado e prefeitos de MS saem em caravana para fórum na Argentina
Encontro reunirá representantes do Brasil, Argentina, Chile e Paraguai, que compõem o corredor bioceânico
11/04/2023
16:45
SECOM
JHEFFERSON GAMARRA
Prefeita de Jardim, Clediane Matzenbacher; governador Eduardo Riedel; prefeito de Porto Murtinho, Nelson Cintra (Foto: Divulgação)
Entre os dias 13 e 14 acontece o 3º Fórum dos Territórios Subnacionais da Rota Bioceânica, realizado na Província de Salta, na Argentina. O encontro para tratar de assuntos como comércio, logística, transportes, obras e procedimentos fronteiriços contará com uma caravana de autoridades sul-mato-grossenses.
O encontro reunirá representantes do Brasil, Argentina, Chile e Paraguai, que compõem o corredor. Na oportunidade, serão discutidos assuntos relacionados ao projeto, sua abrangência e benefícios para a região, além da realização de uma rodada de negócios em logística e comércio entre os países.
De Mato Grosso do Sul está confirmada a participação do governador Eduardo Riedel (PSDB), que recentemente garantiu junto ao governo federal R$ 984 milhões para manutenção de estradas federais, estaduais e a concretização do corredor logístico de integração entre os países. O governador será acompanhado de alguns secretários, entre eles o titular da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Jayme Verruck.
O legislativo estadual, que inicialmente seria representado pelos deputados José Orcírio Miranda, o Zeca do PT, e Paulo Corrêa (PSDB), contará apenas com a presença do tucano. O petista, que é coordenador da Frente Parlamentar para o Acompanhamento da Implantação da Rota Bioceânica na Assembleia Legislativa, está internado se recuperando de um quadro de dengue e não participará do encontro.
Até o momento, apenas os prefeitos de Porto Murtinho, Nelson Cintra, e de Jardim, Clediane Matzenbacher, confirmaram presença no evento. Os dois municípios fazem parte do corredor Atlântico-Pacífico, que está sendo implementado com obras de infraestrutura rodoviária e legislação alfandegária para integrar o Brasil com Paraguai, Argentina e Chile. A prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (Patriota), não confirmou presença no encontro.
Rota – O Corredor Bioceânico e a Ferrovia Bioceânica são projetos da Iniciativa para a Integração da Infraestrutura Regional Sul-Americana, que visam interligar os litorais do Oceano Atlântico e o Oceano Pacífico no Cone Sul da América do Sul.
Com a rota, as cargas de produtos diversos de todo o Brasil virão por rodovia e seguirão pelo Paraguai, Argentina e Chile até chegar a dois portos do Chile, de onde partem de navio para a Ásia. O percurso vai cair para 18,6 mil km, trazendo uma enorme economia com a logística, deixando os produtos com preços mais competitivos no mercado.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Celso Abrantes é eleito prefeito de Bandeirantes (MS) com 53,9% dos votos válidos
Leia Mais
IBGE prorroga inscrições para estágio com 11 vagas em Campo Grande
Leia Mais
Zambelli quer acareação com Delgatti, mas só aceita se for por videoconferência
Leia Mais
Escolha de novos dirigentes do PT deve fortalecer base no MS e ampliar protagonismo nacional
Municípios