GOVERNO DO ESTADO
Secretário de Governo destaca consolidação do Bioparque como centro de pesquisa e preservação
28/03/2023
16:00
ASSECOM
©DIVULGAÇÃO
O Secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica, Pedro Caravina, esteve na manhã desta terça-feira (28) no Bioparque Pantanal, para a abertura da I Jornada de Pesquisa e Tecnologia, em comemoração ao aniversário de um ano do empreendimento.
No evento, Caravina ressaltou a importância do espaço que vai além do lazer e do turismo, e se consolida como um centro de pesquisa e conservação de espécies, acessível para todos.
“Além de ser o maior circuito de aquários de agua doce do mundo e o maior aquário público do Brasil, recebendo turistas de vários países, o nosso Bioparque promove pilares como educação, pesquisa, conservação, inovação, inclusão, lazer e cultura, ” destacou.
A Bioparque Pantanal, hoje, se destaca como importante aliado da preservação ambiental, garantindo que animais não desapareçam em razão dos impactos ambientais.
Durante o evento, que também contou com a presença do ex-governador Reinaldo Azambuja, foram inaugurados novos espaços voltados a pesquisa e desenvolvimento tecnológico dentro do complexo do Bioparque Pantanal, sendo eles o CCPN (Centro de Conservação de Peixes Neotropicais) e o Circuito Sustentável de Aquaponia.
Atualmente o Bioparque conta com aproximadamente 40 mil indivíduos, sendo 355 espécies de peixes, duas espécies de répteis e uma espécie de anfíbio. Além disso, o local dispõe de 239 tanques, onde a maioria (168) são destinados exclusivamente para a pesquisa, conservação, bioeconomia e sustentabilidade.
Com 38 reproduções registradas, sendo duas delas ameaçadas de extinção, o Bioparque vem se destacando na pesquisa e na preservação de espécies. Um exemplo de grande relevância é a reprodução do cascudo viola, uma espécie ameaçada de extinção, com o primeiro registro de reprodução no mundo.
A diretora do empreendimento, Maria Fernanda Balestieri se orgulha das conquistas alcançadas em tão pouco tempo e avalia os resultados como fruto de muito trabalho, empatia e dedicação. “A proposta do espaço é ser orgânico, de experiência e conhecimento para todos. Tendo como base os pilares que sustentam o Bioparque conseguimos ser um local que vai além do lazer e contemplação, agregando experiência para cada um que passa por aqui”.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
IBGE prorroga inscrições para estágio com 11 vagas em Campo Grande
Leia Mais
Zambelli quer acareação com Delgatti, mas só aceita se for por videoconferência
Leia Mais
Escolha de novos dirigentes do PT deve fortalecer base no MS e ampliar protagonismo nacional
Leia Mais
Sou mais velho que meus pais
Municípios