Campo Grande (MS), Quinta-feira, 16 de Janeiro de 2025

BRASIL| Furtos e roubos passam da casa do milhão todos os anos no país

16/12/2019

20:00

JE

©DIVULGAÇÃO
O Brasil vive um problema generalizado na segurança pública. Mas, alguns tipos de crime vêm chamando a atenção pelo número de casos: os furtos e roubos. Já há alguns anos o número de boletins de ocorrência registrados sobre estes crimes ultrapassa a casa do milhão. Em 2017, ano dos mais recentes relatórios do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, foram 1,96 milhões de furtos e roubos registrados em todo o território nacional. 

Os números preocupam mais ainda em se tratando dos latrocínios, os roubos seguidos de morte. O número de ocorrências deste tipo de crime cresceu 57,4% entre 2010 e 2017: 2460 registrados no ano dos últimos relatórios, sendo 21 deles no Mato Grosso do Sul. A quantidade de roubos de veículos também se destaca: foram mais de um milhão de casos nos últimos quatro anos – praticamente um por minuto em 2017. Em se tratando de roubos de carga, foram 22 mil casos em 2018. 

Vale lembrar que esses são os números apenas dos crimes registrados nas delegacias. É muito comum que vítimas de furtos e roubos não prestem boletim de ocorrência, por falta de confiança no serviço de solução dos crimes ou até mesmo por conta dos itens furtados serem de baixo valor. Em São Paulo, por exemplo, apenas 4% dos crimes registrados foram solucionados – contando todos os tipos, não apenas furtos e roubos. 

O roubo de celulares, apesar de ser um dos mais comuns, é um dos menos registrados nos boletins de ocorrência. Apesar disso, apenas em São Paulo capital, são contabilizados mais de 13 por hora. Por isso, é importante ficar sempre atento à esses aparelhos, devido ao pequeno tamanho e alto valor. Uma das dicas para manter o celular seguro é não usar o aparelho no meio da rua. 

Com o grande aumento nos casos de roubos e furtos no país, cresce também a indústria de prevenção. O número de buscas por seguro residencial aumentou muito nos últimos tempos, e novas tecnologias de segurança são lançadas constantemente. As cidades tentam se mobilizar com alternativas para reduzir este tipo de crime, com soluções como instalação de câmeras e melhoria na iluminação pública. A expectativa é que no futuro, tecnologias mais avançadas, como as câmeras de reconhecimento facial, possam diminuir o número de ocorrências. 

Para ajudar a mapear os crimes, possibilitando melhorar a segurança dos lugares mais afetados, o governo federal lançou em março, junto ao Ministério da Justiça, uma plataforma com estatísticas sobre todos os tipos de crime registrados no Brasil. Até o momento, o Mato Grosso do Sul já soma mais de 2 mil roubos e furtos de veículos apenas esse ano.



Imprimir

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal do Estado MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: