ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
Projeto de Lei do deputado Evander pretende coibir discriminação de agentes públicos contra pessoas com autismo*
18/05/2022
10:46
ADRIANA VIANA
deputado estadual Evander Vendramini (Progressistas)
O deputado estadual Evander Vendramini (Progressistas) apresentou hoje, 18, o Projeto de Lei 124/2022, que estabelece infrações administrativas a condutas discriminatórias cometidas por agentes públicos e por pessoas jurídicas contra pessoas com Transtorno de Espectro Autista (TEA) em todo o Mato Grosso do Sul.
De acordo com a proposta, discriminação contra as pessoas com TEA é qualquer forma de distinção, recusa, restrição ou exclusão, inclusive por meio de comentários pejorativos, por ação ou omissão, seja presencialmente, pelas redes sociais ou em veículos de comunicação, que tenha a finalidade ou o efeito de anular ou prejudicar o reconhecimento, o gozo ou o exercício dos direitos das pessoas com TEA, no âmbito do Estado de Mato Grosso do Sul.
O projeto prevê aplicação de sanções aos infratores, desde advertência escrita acompanhada de um folheto explicativo e a possibilidade de atuação como voluntário nos Centros de Atendimentos às pessoas com TEA, até multa de mil Uferms, para pessoa física, e duas mil Uferms no caso de pessoa jurídica. Os valores arrecadados com as multas serão revertidos para o Fundo Estadual de Assistência Social (FEAS) ou para outro Fundo que o substitua.
O parlamentar utiliza como base de argumentação a Lei Federal 12.764/2012, que Institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, e a Lei Federal 13.146/2015, que Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, e dá outras providências.
“Essa importante proposição é um pedido da comunidade das pessoas com autismo e seus familiares e busca assegurar que não haja mais ações ou palavras que causem constrangimento a essas pessoas, garantindo seus direitos e respeitando suas particularidades”, destacou Evander.
Segundo o Ministério da Saúde, o transtorno do espectro autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar um repertório restrito de interesses e atividades.
Agora o projeto de lei deve seguir para a Comissão de Constituição, Justiça e Redação.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Os candidatos querem surfar no conservadorismo
Leia Mais
Glauber Braga encerra greve de fome após acordo com presidente da Câmara sobre processo de cassação
Leia Mais
PRF inicia Operação Semana Santa e Tiradentes 2025 com reforço nas rodovias federais
Leia Mais
Banco pode descontar dívida de consignado CLT de conta-corrente ou investimentos, mesmo após demissão
Municípios