POLÍTICA
Destaque do senador Nelsinho Trad assegura gratuidade de bagagens
17/05/2022
22:30
ASSECOM
©DIVULGAÇÃO
O Plenário do Senado acabou de aprovar, nesta terça-feira, a MP do Voo Simples, que altera diversas regras sobre o setor aéreo no país. A parte mais esperada, sobre o restabelecimento de franquia gratuita de bagagens em voos que operam no Brasil, gerou polêmica e foi votada em separado, a pedido do senador Nelsinho Trad (PSD/MS).
53 senadores votaram a favor do destaque do parlamentar sul-mato-grossense, que garante ao passageiro despachar gratuitamente uma bagagem de até 23 quilos em voos nacionais e até 30 quilos em voos internacionais. Atualmente, as companhias estão autorizadas a cobrar pelo despacho.
O senador Carlos Viana (PL-MG), relator da medida, defendeu um relatório sem gratuidade por acreditar que “se nós aumentarmos, colocarmos a questão da bagagem, a gente vai aumentar o que corresponde de dez a 14 pessoas (no avião) e isso tem um custo, vai aumentar o valor da passagem”.
Mas o senador Nelsinho Trad lembrou que a cobrança pelo despacho teve início em 2017 e, de lá para cá o preço médio da tarifa doméstica praticado no Brasil só aumentou. Segundo dados do IBGE, a alta nas passagens aéreas já é o dobro da inflação em 2022.
"Temos que procurar dar uma atenção especial ao consumidor. Onde é que tá o preço baixo, conforme prometido quando começaram a cobrar as bagagens? A gente continua viajando com mochila, pouca bagagem, pagando até quatro vezes mais caro, isso não tá certo."
O parlamentar sul-mato-grossense foi relator de outra medida provisória relativa ao setor aéreo também aprovada hoje, a MP 1.094/2021. À medida traz isenção de Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) para pagamentos de leasing (arrendamento) de aeronaves por empresas brasileiras a empresas do exterior. “O objetivo é o aumento e a modernização da frota nacional”, explicou o senador Nelsinho Trad.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Celso Abrantes é eleito prefeito de Bandeirantes (MS) com 53,9% dos votos válidos
Leia Mais
IBGE prorroga inscrições para estágio com 11 vagas em Campo Grande
Leia Mais
Zambelli quer acareação com Delgatti, mas só aceita se for por videoconferência
Leia Mais
Escolha de novos dirigentes do PT deve fortalecer base no MS e ampliar protagonismo nacional
Municípios