Frente fria avança e aumenta chance de chuva forte em Mato Grosso do Sul
05/02/2022
06:00
SUBCOM
MIRELI OBANDO
Embora a meteorologia indique a volta da condição de chuva volumosa em Mato Grosso do Sul, neste sábado (5) o tempo segue típico de verão, com sol entre nuvens pela manhã, aumento de nebulosidade à tarde e pancadas de chuvas e tempestades isoladas.
A previsão do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima indica que o avanço de uma frente fria e a formação de um sistema de baixa pressão oriundo do Paraguai favorecerão chuvas de intensidade moderada a forte e tempestades acompanhadas de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo. O Cemtec destaca ainda, que há risco de alagamentos e inundações, pois os acumulados de chuvas tendem a ultrapassar os 60 mm em 24 horas, especialmente nas regiões sudoeste, centro-norte e leste.
Campo Grande amanheceu com céu aberto e 24 de temperatura. Há 40% de chance de pancadas de chuva durante à tarde. A máxima não passa dos 30 graus.
Diversos sistemas irão influenciar nessas condições de chuva mais volumosa. Segundo a coordenadora do Cemtec, Valesca Fernandes, “o deslocamento de cavados, que são áreas alongadas de baixa pressão, transporte de umidade, combinados ao avanço de um sistema frontal e a formação de um sistema de baixa pressão oriundo do Paraguai, aliado ao aquecimento diurno irão favorecer a formação de instabilidades com risco para tempo severo no Estado”.
As pancadas de chuva também ocorrer no interior do Estado, como em Corumbá e Porto Murtinho, onde as máximas não passam dos 35 e 34 graus, respectivamente.
Coxim, ao norte do Estado, tem máxima de 32 graus. Já na região sul, a temperatura não passa dos 33 em Dourados e 31 graus em Ponta Porã. Três Lagoas, município localizado na região leste de Mato Grosso do Sul, tem máxima de 32 graus.
Ao longo do dia as temperaturas podem registrar mínimas entre 20°C a 24°C e máximas entre 29°C a 34°C no Estado, sendo a região pantaneira a mais abafada.
Confira no mapa as condições estimadas para Campo Grande e algumas regiões do Estado.

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Municípios