Política Nacional
Nelsinho Trad assume presidência de comissão do Congresso que fiscaliza atividades de inteligência no Brasil
Senador de MS comandará órgão responsável por acompanhar Abin, Forças Armadas e Polícia Federal
05/02/2026
15:00
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
Com a retomada dos trabalhos legislativos, o senador Nelsinho Trad assumiu, pela segunda vez, a presidência da Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência (CCAI), colegiado do Congresso Nacional responsável por fiscalizar a atuação dos órgãos de inteligência do país.
A comissão exerce controle direto sobre a Agência Brasileira de Inteligência (Abin), as Forças Armadas e a Polícia Federal, podendo convocar autoridades, requisitar documentos e acompanhar ações do Sistema Brasileiro de Inteligência.
Segundo o senador, os trabalhos da CCAI têm reflexos diretos em Mato Grosso do Sul, estado que possui extensa faixa de fronteira e enfrenta desafios de segurança que vão além do âmbito local.
“Não é só tráfico de drogas. É tráfico de armas, contrabando, crimes ambientais e organizações que operam além das fronteiras e que precisam da nossa atenção”, destacou Nelsinho Trad.
A escolha do parlamentar para a presidência da comissão ocorre após sua atuação na distensão da crise diplomática entre Brasil e Paraguai. O impasse teve início após denúncias de uma suposta operação da Abin para obtenção de informações confidenciais de autoridades paraguaias.
O episódio levou à suspensão das negociações sobre o Anexo C do Tratado de Itaipu Binacional — instrumento que define as regras de venda e precificação do excedente de energia da usina, com impacto direto para consumidores e para o comércio de energia nos dois países.
“Não dá para separar Brasil do Paraguai. Quando tem um desentendimento, o que tem que ser promovido? Sentar pra conversar”, afirmou o senador, ao defender o diálogo como caminho para a solução de conflitos diplomáticos.
A Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência é considerada um dos principais instrumentos de fiscalização do Congresso sobre temas sensíveis à soberania nacional, segurança de fronteiras, combate ao crime organizado e proteção de interesses estratégicos do Estado brasileiro.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Ministro Renan Filho vem a MS para evento que marca início de obra ferroviária estratégica para o Vale da Celulose
Leia Mais
Urandir Fernandes recorre à Justiça após acusações de pirâmide financeira feitas por ex-nora nas redes sociais
Leia Mais
Cancelamento de reunião sobre código de ética expõe isolamento de Edson Fachin no STF
Leia Mais
MPE afirma não haver provas para cassar Adriane Lopes e Camilla Nascimento em ação no TSE
Municípios