Política Internacional
Lula embarca para o Panamá e será destaque no Fórum Econômico da América Latina e Caribe
Presidente brasileiro será o segundo a discursar no encontro e deve firmar acordo de cooperação com o país anfitrião
27/01/2026
11:00
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarca nesta terça-feira (27) para o Panamá, onde participará como convidado especial do Fórum Econômico Internacional da América Latina e Caribe, que reúne líderes políticos, empresários e acadêmicos da região.
A previsão é de que Lula chegue à Cidade do Panamá às 16h30 (horário local), o equivalente a 18h30 em Brasília. O presidente brasileiro será o segundo a discursar no encontro de chefes de Estado, na manhã desta quarta-feira (28), logo após a fala do presidente panamenho, José Raúl Mulino.
O fórum discutirá temas centrais para o desenvolvimento regional, como:
Infraestrutura e desenvolvimento econômico
Inteligência artificial e inovação tecnológica
Comércio internacional
Energia e mineração
Segurança alimentar
Após a abertura oficial, os líderes farão uma visita institucional a uma das eclusas do Canal do Panamá, onde ocorrerá a foto oficial do evento.
Além da participação no fórum, a agenda de Lula inclui reuniões bilaterais e encontros com outros chefes de Estado presentes. Já confirmaram participação os presidentes de Equador, Guatemala, Bolívia, Chile e Jamaica.
Com o presidente José Raúl Mulino, Lula deve assinar um acordo de cooperação bilateral, com foco em investimentos, ampliação do comércio e logística entre Brasil e Panamá.
O Panamá ocupa posição estratégica para o comércio brasileiro. O Brasil é o 15º maior usuário do Canal do Panamá, por onde passam cerca de 7 milhões de toneladas de produtos brasileiros exportados.
O intercâmbio comercial entre os dois países registrou crescimento de 78% no último ano, alcançando US$ 1,6 bilhão, com destaque para as exportações brasileiras de petróleo e derivados.
Recentemente, o Panamá adquiriu quatro aeronaves Super Tucano, da Embraer, tornando-se o oitavo país da América Latina e Caribe a comprar o modelo brasileiro.
Atualmente, o Brasil mantém um estoque de investimentos de US$ 9,5 bilhões no Panamá, que figura como o sétimo maior destino de investimentos brasileiros no exterior. O país também foi o primeiro da América Central a se associar ao Mercosul.
A previsão é de que o presidente Lula retorne ao Brasil ainda na quarta-feira (28). O Fórum Econômico Internacional da América Latina e Caribe segue até quinta-feira (29), reunindo mais de 2,5 mil participantes entre autoridades, empresários e especialistas.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Presidente do TSE alerta para avanço da desinformação e risco à liberdade do voto nas eleições de 2026
Leia Mais
Após polêmica no IPTU, Prefeitura cria grupo para revisar base de cálculo do imposto
Leia Mais
Energisa prorroga prazo para adesão ao Plano Fixo de energia em Mato Grosso do Sul
Leia Mais
Sebrae e Governo de MS reforçam parceria para impulsionar o empreendedorismo no MS Empreende Mais
Municípios