Política Internacional
Lula convoca reunião de emergência após Trump afirmar que Maduro foi capturado
Encontro ocorre neste sábado (3), em Brasília, para avaliar ataque dos EUA à Venezuela e impactos regionais
03/01/2026
07:00
DA REDAÇÃO
©ARQUIVO
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) solicitou uma reunião de emergência ainda na manhã deste sábado (3), em Brasília, para tratar do ataque dos Estados Unidos à Venezuela, após o presidente americano Donald Trump afirmar, em rede social, que forças americanas capturaram o presidente venezuelano Nicolás Maduro.
Segundo fontes ouvidas pela GloboNews, o governo brasileiro já fez contato com autoridades venezuelanas para acompanhar a situação no país vizinho. A reunião deve ocorrer no Palácio Itamaraty, mas a lista de ministros participantes ainda não foi confirmada oficialmente.
Lula está fora de Brasília durante o recesso de fim de ano. Ele e a primeira-dama Janja permanecem na Restinga da Marambaia, no Rio de Janeiro.
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, estava de férias até a próxima terça-feira (6), mas encurtou o período e retorna a Brasília para acompanhar os desdobramentos. Até sua chegada, a pasta está sob coordenação da secretária-executiva Maria Laura da Rocha.
Trump declarou que forças americanas realizaram, durante a madrugada, um ataque em larga escala contra a Venezuela e que Maduro e a esposa teriam sido capturados e retirados do país. Não há confirmação independente da captura. A vice-presidente venezuelana, Delcy Rodríguez, afirmou desconhecer o paradeiro de Maduro e exigiu prova de vida às autoridades americanas.
Segurança regional e impactos imediatos na América do Sul
Posicionamento diplomático do Brasil diante de informações conflitantes
Proteção de brasileiros na região, se necessário
Coordenação com países vizinhos e organismos internacionais
Nota editorial: A situação é dinâmica e envolve informações ainda não verificadas de forma independente. A matéria será atualizada conforme novas confirmações oficiais forem divulgadas.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
China cobra libertação imediata de Maduro e esposa e acusa EUA de subversão na Venezuela
Leia Mais
Nicolás Maduro passa primeira noite preso em Nova York após captura pelos Estados Unidos
Leia Mais
Entidades pedem suspensão do IPTU e da taxa de lixo em Campo Grande após denúncias de ilegalidades
Leia Mais
China, Rússia e Irã condenam ação dos EUA na Venezuela; Macron declara apoio
Municípios