Política / Eleições 2026
João Henrique Catan pode deixar o PL para disputar o Governo de Mato Grosso do Sul
Deputado aponta resistência interna no partido, que já declarou apoio à reeleição de Eduardo Riedel
29/12/2025
10:00
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O deputado estadual João Henrique Catan afirmou que pode deixar o Partido Liberal (PL) para viabilizar uma candidatura ao Governo de Mato Grosso do Sul nas eleições de 2026. A possibilidade surge diante da resistência interna da sigla, que já oficializou apoio à reeleição do governador Eduardo Riedel (PP).
Desde agosto deste ano, Catan vem defendendo publicamente que o PL lance candidatura própria ao Palácio do Parque dos Poderes. Segundo o parlamentar, essa seria a forma mais coerente de fortalecer o campo da direita no Estado e alinhar o projeto estadual ao discurso nacional do partido.
“Esse é o caminho que melhor representa os anseios dos nossos eleitores e militantes, que esperam ver o partido com protagonismo e coerência com o seu projeto nacional”, afirmou.
O cenário interno do PL mudou após o ex-governador Reinaldo Azambuja assumir a presidência estadual da legenda, em setembro. Desde então, o partido passou a defender oficialmente a recondução de Eduardo Riedel ao governo, descartando a construção de uma candidatura própria em Mato Grosso do Sul, mesmo sendo a sigla do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Diante desse impasse, João Henrique Catan revelou que tem sido procurado por outras siglas interessadas em lançá-lo como candidato ao governo estadual.
“Muitos já procuraram nosso grupo, justamente ao perceberem a resistência dentro do PL, mas sigo firme na convicção de que devemos corrigir esse rumo”, declarou.
O deputado também relembrou que o PL não lançou candidatura própria à Prefeitura de Campo Grande nas últimas eleições municipais, apesar de nomes colocados à disposição, como o do deputado Coronel David.
“Ceder novamente seria repetir erros do passado e frustrar quem acredita que o PL pode e deve liderar esse projeto em Mato Grosso do Sul”, afirmou.
A possível saída de João Henrique Catan do PL pode provocar novo rearranjo no tabuleiro político sul-mato-grossense, especialmente no campo conservador, e acirrar o debate sobre protagonismo partidário, alinhamento ideológico e estratégias para a eleição estadual de 2026.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Ministros do STF suspeitam de gravação clandestina em sessão reservada sobre saída de Toffoli
Leia Mais
Abono do PIS/Pasep começa a ser pago dia 16 com novas regras de renda
Leia Mais
Lula veta presença de ministros em desfile no Rio que homenageia sua trajetória
Leia Mais
Pantabio avança em pesquisa para levar bioinsumo pantaneiro ao setor florestal de MS
Municípios