Política / Justiça
Messias diz estar ‘honrado’ com indicação ao STF e afirma que buscará mostrar ao Senado que reúne requisitos para o cargo
Advogado-geral da União agradece confiança de Lula e reforça compromisso com a Constituição e o Estado Democrático de Direito
20/11/2025
13:30
DA REDAÇÃO
©ARQUIVO
O advogado-geral da União, Jorge Messias, divulgou nesta quinta-feira (20) uma nota pública em que afirma receber “com honra” sua indicação ao Supremo Tribunal Federal (STF). O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou o nome do auxiliar para a vaga deixada pelo ministro Luís Roberto Barroso, aposentado compulsoriamente.
Para assumir o cargo, Messias precisará ser sabatinado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e obter pelo menos 41 votos favoráveis no plenário do Senado.
Na mensagem divulgada nas redes sociais, Messias agradeceu a confiança do presidente e afirmou que buscará demonstrar aos senadores que cumpre todos os requisitos constitucionais para assumir a função.
“Agradeço a confiança em meu nome e acolho com afeto todas as orações e manifestações de apoio recebidas. Uma vez aprovado pelo Senado, comprometo-me a retribuir essa confiança com dedicação, integridade e zelo institucional.”
O indicado também destacou que pretende atuar com humildade durante o processo de sabatina:
“Com fé e humildade confiadas às Senadoras e aos Senadores da República, buscarei demonstrar o atendimento aos requisitos constitucionais necessários ao exercício desta elevada missão de Estado.”
Messias encerra a nota reafirmando sua postura institucional:
“Reafirmo meu compromisso com a Constituição da República, com o Estado Democrático de Direito e com a Justiça brasileira, em especial, com os relevantes deveres e responsabilidades da Magistratura nacional.”
A publicação foi feita de Brasília, onde o advogado-geral da União permanece à frente da AGU até a conclusão da análise do Senado.
NOTA PÚBLICA
Recebo com honra a indicação do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o cargo de Ministro do Supremo Tribunal Federal.
Agradeço a confiança em meu nome e acolho com afeto todas as orações e manifestações de apoio recebidas. Uma vez aprovado pelo Senado, comprometo-me a retribuir essa confiança com dedicação, integridade e zelo institucional.
Com fé e humildade confiadas às Senadoras e aos Senadores da República, buscarei demonstrar o atendimento aos requisitos constitucionais necessários ao exercício desta elevada missão de Estado.
Reafirmo meu compromisso com a Constituição da República, com o Estado Democrático de Direito e com a Justiça brasileira, em especial, com os relevantes deveres e responsabilidades da Magistratura nacional.
Brasília, 20 de novembro de 2025.
Jorge Rodrigo Araújo Messias
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Lula sanciona Orçamento de 2026 com vetos a R$ 393 milhões usados para inflar emendas parlamentares
Leia Mais
Suspensão de vistos dos EUA não atinge turistas brasileiros e entra em vigor em 21 de janeiro
Leia Mais
Malafaia chama Damares de “linguaruda” após senadora citar igrejas em esquema de fraudes no INSS
Leia Mais
Deputado de MS propõe que trabalhador passe a pagar FGTS, INSS e Imposto de Renda diretamente
Municípios