Política / Assembleia Legislativa
Deputados votam nesta quarta projeto que autoriza empréstimo de até R$ 950 milhões para obras em Mato Grosso do Sul
Proposta do Executivo tramita em regime de urgência e será apreciada em segunda discussão; sessão da ALEMS começa às 9h e pode ser acompanhada ao vivo
12/11/2025
07:00
DA REDAÇÃO
©FRANCISCO BRITTO
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) realiza, nesta quarta-feira (12), sessão plenária com quatro projetos em pauta, incluindo a proposta que autoriza o Governo do Estado a contratar um empréstimo de até R$ 950 milhões com o Banco do Brasil. O Projeto de Lei nº 281/2025, que tramita em regime de urgência, foi aprovado em primeira discussão nesta terça-feira (11) e volta ao plenário para votação final.
De acordo com o texto encaminhado pelo Executivo, os recursos serão destinados ao financiamento de obras estruturantes e estratégicas, com foco no desenvolvimento social e econômico de Mato Grosso do Sul. A medida, defendida pelo governador Eduardo Riedel (PP), tem o objetivo de ampliar investimentos em infraestrutura urbana e rural, dentro do programa MS Ativo.
Além do empréstimo, os deputados também apreciarão, em segunda discussão, o Projeto de Lei nº 141/2025, de autoria da deputada Mara Caseiro (PSDB), que cria o Dia Estadual de Reflexão e Memória pelas Vítimas de Feminicídio, a ser celebrado em 16 de fevereiro. A proposta retorna ao plenário após receber uma emenda substitutiva integral da própria autora.
Em seguida, será votado o Projeto de Lei nº 17/2025, apresentado pelo deputado Roberto Hashioka (União Brasil), que inclui os pneumáticos inservíveis entre os itens incentivados pela Política Estadual de Reciclagem de Materiais. A medida visa incentivar a destinação e o reaproveitamento ambientalmente correto dos resíduos sólidos no Estado.
Já em primeira discussão, o plenário analisará o Projeto de Lei nº 238/2025, do deputado Renato Câmara (MDB), que propõe instituir a Juruva (Baryphthengus ruficapillus) como ave símbolo dos domínios da Mata Atlântica em Mato Grosso do Sul, valorizando a biodiversidade e promovendo ações de educação ambiental.
A sessão plenária da ALEMS é aberta ao público e à imprensa, com início às 9h, no plenário da Casa de Leis. A população pode acompanhar as votações presencialmente ou por meio dos canais oficiais de comunicação do Legislativo:
TV ALEMS: canal 7.2 no sinal aberto e canal 9 da Claro NET TV
Rádio ALEMS FM 105.5
Transmissões online: TV ALEMS e Rádio ALEMS, além das redes sociais oficiais no Facebook e YouTube
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
BR-163/MS segue com obras e serviços nesta quarta-feira (12)
Leia Mais
Sicoob alerta para compras conscientes na Black Friday e Natal: planejamento e limite de gastos são essenciais
Leia Mais
IPTU 2026 em Campo Grande: 10% de desconto à vista até 12 de janeiro e parcelamento em até 12 vezes
Leia Mais
Governo de MS publica decreto do IPVA 2026 com desconto de 15% à vista e parcelamento em até cinco vezes
Municípios